Planejamento é fundamental para um plantio bem-feito
27-10-2015

Paulo Rodrigues, produtor de cana em Guariba, SP, lembra que, basicamente, plantar cana é um conjunto de ações que termina na operação de plantio. “Tem que ter um bom planejamento, preparando as operações antecipadamente. Depois tem que ter um bom preparo de solo, apto a receber a nova cultura, corrigido, com todas as necessidades equacionadas. Terceiro, tem que ter uma boa formação de muda, com viveiros adequados para poder garantir não só brotação, mas vigor adequado, não haver mistura nem pragas. Por fim, o plantio deve ocorrer em uma operação bem feita, com equipamentos regulados e gente bem treinada para a operação”, explica o produtor.
Em sua fazenda, o Condomínio Agrícola Santa Izabel, ele coordena todas as ações que são cruciais para o plantio da cana-de-açúcar.
Receita de sucesso? Para ele, é fundamental planejar individualmente área por área. “Conhecer as áreas e buscar atender os requisitos de cada uma segundo as etapas citadas anteriormente.”
Ele lembra que a sistematização é um processo importante não apenas para a colheita do canavial, mas para todas as demais operações mecanizadas.
No caso da cana-soca, Rodrigues afirma que o produtor tem que garantir a planta receba todos os nutrientes necessários, além de limpar a área do mato, e afastar qualquer risco de doenças. “Então, na verdade o que precisa é um manejo de cana-soca adequado. Não tem receita básica, já que cada talhão deve ser tratado de acordo com suas necessidades. Então tudo tem que estar baseado no manejo integrado: você levanta a informação, que vai desde a análise de solo, até o scout de doenças e pragas, para depois tomar a ação”, relata.
Confira vários depoimentos sobre A ARTE DE PLANTAR BEM CANA-DE-AÇÚCAR na edição de outubro da Revista CanaOnline, além de várias outras notícias sobre o setor. Basta visualizar no site ou baixar grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.