Planta de etanol 2G da Raízen em Guariba segue “a todo vapor “
30-03-2022

Equipe de executivos da Raízen em visita às instalações da planta de etanol 2G na unidade Bonfim em Guariba
Equipe de executivos da Raízen em visita às instalações da planta de etanol 2G na unidade Bonfim em Guariba

Esta é a segunda planta de etanol de 2ª geração construída pela Raízen, a primeira, em Piracicaba, opera atualmente próxima de sua capacidade, de 41 milhões de litros ao ano. A empresa investirá em outros projetos de 2G

Francis Queen, VP Executivo Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen, publicou a semana passada em sua página no Linkedin que visitou a unidade Bonfim, em Guariba, SP, e conferiu as obras da nova planta de etanol de segunda geração, anunciada recentemente. “As obras seguem a todo vapor! Fico feliz de ver a evolução que tivemos e que as coisas estão acontecendo para Redefinir o Futuro da Energia.  É nosso E2G expandindo cada dia mais”, salientou.

A Raízen iniciou os investimentos em etanol de segunda geração há oito anos, com a construção da primeira planta de E2G do mundo, localizada na unidade Costa Pinto, de Piracicaba/SP. Produzido a partir do bagaço proveniente da produção do açúcar e etanol comum, o E2G permite um aumento de 40% a 50% na produção de etanol sem que seja necessário plantar 1 hectare a mais de cana-de-açúcar. Atualmente, a planta de E2G da Raízen em Piracicaba produz 30 milhões de litros de etanol celulósico por ano, sua capacidade máxima é de 41 milhões de litros. A expectativa é que a empresa construa três novas plantas num futuro próximo.

A Unidade Bonfim, que recebe a segunda planta de etanol 2G da Raízen, também é sede da primeira fábrica de biogás da empresa, inaugurada em outubro de 2020 e que utiliza subprodutos do processo industrial (vinhaça e torta de filtro) para a geração de biogás, posteriormente convertido em energia elétrica. A Raízen também investe na implantação de novos projetos de biogás.

Fonte: CanaOnline