Plantadora de cana de pequeno porte chama a atenção de produtores para o plantio em área de meiosi
06-05-2019

Família Guarino vê na Plantadora TT 3000 ótima ferramenta para o plantio em áreas de meiosi
Família Guarino vê na Plantadora TT 3000 ótima ferramenta para o plantio em áreas de meiosi

Kit com plantadora + transbordo, ambos de pequena capacidade, é solução perfeita para mecanizar plantio de 100 a 300 hectares

Seguir para Ribeirão Preto, já há muitos anos, e visitar a Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo, passou a ser um compromisso sagrado para a família Guarino, produtores de cana em outra cidade paulista, Tatuí.

Fornecedores de cana na usina Iracema, uma das unidades do Grupo São Martinho, os Guarino pertencem a classe dos que produzem cana com excelência. Cultivam a cultura em uma área de 700 hectares e mantém uma média de produtividade superior as 100 toneladas. Para isso, buscam realizar todas as etapas – preparo de solo, plantio, manejo, colheita – com perfeição.

Proprietários de colhedora de cana, eles mesmos realizam o corte e a prioridade é colher com qualidade, por isso, nada de alta velocidade. A média é de 3 a 4 quilômetros (km), mas em canaviais com maior produtividade, em torno de 180 toneladas por hectare, a velocidade da colhedora não ultrapassa 1 km.

Ao bom trabalho, os Guarino unem o investimento em tecnologia agrícola, por isso que não abrem mão de visitar a Agrishow. Na feira, conhecem novidades e sempre fecham negócio. Nesta 26ª Agrishow, realizada de 29 de abril a 3 de maio, uma das novidades que chamou a atenção da família Guarino, capitaneada pelos irmãos José Antonio e Carlos Eduardo, foi a plantadora de cana TT 3000 de pequena capacidade.

Desenvolvida pela TT do Brasil e produzida na cidade de Lençóis Paulista, plantadora de cana TT 3000, lançada na Agrishow, planta uma linha com espaçamento 1,50 metros. É mais leve (apenas 4500 kg) e pode ser tracionada por tratores com potência inferior a 140 HP, tornando a operação mais econômica e reduzindo a compactação do solo. Além disso, ela é totalmente automatizada, realizando a operação de sulcação e distribuição de insumos em taxa fixa.

Apesar de ser menor, a TT 3000 apresenta a mesma tecnologia embutida na plantadora automatizada TT8022 BR, carro-chefe da empresa

Apesar de ser menor, a TT 3000 apresenta a mesma tecnologia embutida na plantadora automatizada TT8022 BR, carro-chefe da empresa, como melhor distribuição das mudas com mais constância e homogeneidade - em função de seu sistema de esteira única - e maior velocidade de trabalho – que pode variar de 8 a 12 km/h, o que permite fazer mais hectares por dia sem perder a qualidade de plantio.

Além da plantadora, a TT do Brasil disponibiliza também um transbordo de alimentação específico para a TT 3000, com capacidade de carga adequada à operação.

Os Guarino aprovaram o lançamento, inclusive, viram na TT 3000 uma opção para o plantio de cana na área de meiosi – método inter-totacional ocorrendo simultaneamente – onde uma linha de cana-muda é desdobrada em várias outras linhas paralelas a linha-mãe. “Achamos que essa plantadora é ideal para o plantio de cana nessas áreas. Hoje nosso plantio é manual, mas nosso objetivo é reduzir a mão de obra, escassa em nossa região. Vamos iniciar a prática da meiosi e essa plantadora poderá nos ajudar”, diz José Antonio.

Transbordo de alimentação específico para a TT 3000, com capacidade de carga adequada à operação

Fonte CanaOnline