Plantas daninhas na cultura da cana
04-11-2024

As chuvas chegaram e com elas a explosão de plantas daninhas
Na lavoura canavieira, o controle de plantas daninhas é o principal problema fitossanitário, exigindo manejo adequado e aplicação de herbicidas eficientes para não comprometer a rentabilidade da lavoura. Afinal, qualquer descuido com a matocompetição pode derrubar a produtividade de uma área entre 25% e 80%.
Para piorar, a cada ano cresce o problema de plantas daninhas de difícil controle, gerando quedas na produtividade e com tendências de se agravar ainda mais no futuro próximo. O manejo tem sido cada vez mais desafiador, pois além de a ação destrutiva, já existem mais de 50 casos de resistência que envolvem 28 espécies de daninhas, o que prejudica o produtor na hora de encontrar soluções eficazes. Estimativas apontam que, durante o período úmido e quente o mato pode diminuir entre 57% e 80% a produção de cana por hectare.
Entre os diversos fatores que influenciam na resistência das daninhas e consequente dificuldade no manejo, está a aplicação incorreta de herbicidas. A existência de daninhas diminui o potencial dos insumos que aumentam a produtividade, reduz a eficiência das variedades e prejudicam o crescimento da cultura, uma vez que as daninhas competem com a cultura por água, luz e nutrientes.
Com o passar dos anos mudou a maneira de cultivar cana-de-açúcar, o que levou às daninhas a se adaptarem a nova realidade. A extinção da queima e a formação da palhada no solo, abriram caminho para o crescimento das folhas largas rasteiras e de hábito trepadeiras, que se tornaram preocupação constante. Atualmente, 26% das recomendações de herbicidas são feitas para essas espécies e 74%, para as gramíneas.
Especialistas na cultura da cana-de-açúcar reforçam a importância do controle da matocompetição."O controle em pré-emergência permite melhor manutenção do manejo, uma vez que as daninhas prejudicam a produtividade. O período que a cultura convive com o mato no início do ciclo pode impactar fortemente nos resultados da lavoura", explica o professor de agronomia da UEM, Rubem Oliveira.
Entre as principais daninhas da cultura da cana, estão a mamona, merremia, mucuna e cordas, plantas de folhas largas que apresentam difícil controle, tornando mais desafiador deixar o canavial no limpo. Com a resistência em evidência, os produtores precisam de aliados para combater com precisão as daninhas do canavial.