Plantio manual de cana é a operação que mais gera multas trabalhistas para o setor
17-10-2023

Grande ponto de preocupação da fiscalização do trabalho no setor é durante o plantio da cana-de-açúcar

Durante o 1º Fórum de Discussão sobre Relações de Trabalho no Campo, o Auditor Fiscal do Trabalho e Coordenador de Fiscalização Rural do Estado de São Paulo - Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Fernando da Silva, falou sobre a visão da fiscalização do trabalho rural sobre as relações de trabalho na cadeia produtiva de cana-de-açúcar.

Segundo ele, houve uma evolução muito grande das condições de trabalho no setor a partir da introdução da mecanização da colheita. Porém, ainda é comum encontrar condições degradantes no segmento, especialmente durante a operação de plantio. "Esses casos não representam o setor como um todo, mas causam preocupação para a fiscalização."

Para o gestor corporativo da Canaoeste, Almir Torcato, mesmo esses casos pontuais devem ser considerados inaceitáveis. “Um não é aceitável, zero é o ideal, mas, todas as vezes que se pega um ou outro, fica-se com uma impressão que é todo o sistema, o que não é verdade. É importante provar como os produtores rurais, as associações e as unidades estão trabalhando, sim, de forma constante, para que essas relações de trabalho sejam cada vez mais normatizadas, mais éticas e mais justas”, pontuou.