PMGCA da UFSCar realiza reuniões para difusão de conhecimento
10-12-2015

O desenvolvimento de variedades de cana que possibilitam maior competitividade ao setor é o foco principal da Ridesa, mas difundir conhecimento também está na pauta da Rede. Um dos trabalhos nesse sentido são os encontros técnicos promovidos pelo Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), integrante da Ridesa, realizados em diferentes regiões de São Paulo e no Mato Grosso do Sul e que abordam variados temas, como controle do carvão e da ferrugem alaranjada

De acordo com Hermann Hoffmann, coordenador do PMGCA da UFSCar. “As reuniões permitiram uma aproximação ainda maior entre o programa e usinas e fornecedores de cana, facilitando o compartilhamento de tecnologias, a troca de experiências e a disseminação de informações”, diz Hermann. Ao todo, 90 usinas e 12 associações conveniadas à Ridesa UFSCar participaram das dez reuniões, que tiveram a participação de mais de 400 profissionais.

Os encontros foram realizados entre os meses de agosto e outubro deste ano. Cada reunião foi regional, reunindo profissionais de usinas ou de associações de produtores próximas, o que facilitou um maior contato entre os pesquisadores do programa de pesquisa e os produtores de cana e técnicos das empresas.

“As reuniões foram muito proveitosas. Discutimos o manejo de variedades RB, apresentamos o censo varietal e verificamos a intenção de variedades a serem plantadas no próximo ciclo de plantio”, diz Hermann.
Nos encontros também foram discutidas ações para controle do carvão e da ferrugem alaranjada por conta da ameaça que estas doenças representam à produtividade do canavial.
“Defendemos que o produtor deve priorizar a troca das variedades de áreas infestadas por estas doenças tão logo seja possível, mas sempre utilizando materiais resistentes. Para controle do carvão, também é essencial o plantio de mudas sadias. No caso das ferrugens, acreditamos que fungicidas devam ser aplicados apenas em situações emergenciais”, relata Roberto Chapola, pesquisador do PMGCA da UFSCar.

Esta série de reuniões promovidas pela Ridesa UFSCar com profissionais de usinas e produtores de cana foi muito eficiente para divulgar informações e compartilhar conhecimento por conta do formato dos encontros. “Conseguimos formar grupos menores, o que permite uma troca de ideias e de conteúdos muito grande”, pontua Hermann.

Veja matéria completa na editoria Pesquisa & Desenvolvimento na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.