Poet, dos EUA, supera ADM como maior produtora global de etanol
02-05-2018

A POET, empresa de capital fechado norte-americana, superou a pioneira e global comerciante de grãos Archer Daniels Midland (ADM) , tornando-se a maior produtora de etanol do mundo, disseram as empresas à Reuters.
A ADM vinha sendo a maior fabricante de etanol desde que os Estados Unidos começaram a exigir que as refinarias misturassem bilhões de galões de biocombustíveis na gasolina do país, há mais de uma década, sob o Padrão de Combustível Renovável (RFS, na sigla em inglês).
A mudança destaca as diferentes atitudes tomadas pelos principais fabricantes de biocombustíveis em meio a um cenário de lucros menores, excesso de oferta e pressão do lobby de petróleo contra o programa de biocombustíveis dos EUA.
A ADM está reduzindo sua exposição, enquanto a POET está se expandindo em um esforço para aumentar os lucros por meio de eficiência e escala.
A capacidade anual de biocombustível da POET cresceu para 1,9 bilhão de galões e chegará a 2 bilhões até 2019, enquanto a da ADM encolheu para cerca de 1,6 bilhão de galões, segundo dados fornecidos por cada empresa.
Antes deste ano, ambas companhias tinham capacidade de cerca de 1,8 bilhão de galões.
A indústria de etanol dos EUA tem potencial de produção total de mais de 16 bilhões de galões.
A ADM diversificou parte de sua capacidade para bebidas e álcool industrial em sua unidade de Peoria, Illinois, como parte de uma estratégia de buscar produtos com maiores margens.