Por adotar práticas sustentáveis, TranEspecialista conquista o Selo Verde
01-02-2016

Criado em 2011 pela prefeitura municipal de Sertãozinho, o “Selo Verde” é uma certificação oferecida às empresas da cidade que utilizam práticas produtivas e de gestão com responsabilidade socioambiental.

As empresas interessadas em adquirir essa certificação precisam demonstrar interesse junto a Secretaria de Meio Ambiente, que disponibilizará um formulário para ser preenchido. Depois, um técnico da secretaria faz uma visita à empresa para comprovar a veracidade dos dados.
É o que aconteceu com a TransEspecialista. Por ter uma gestão sempre voltada às melhores práticas ambientais, além de comprometida com a sociedade em que está inserida, a operadora logística apenas precisou fazer alguns ajustes para conquistar o Selo Verde. “Trata-se de uma iniciativa que valoriza e incentiva as empresas que praticam ações sustentáveis”, afirma Teresinha Ricci, da área de qualidade da TransEspecialista.
Para a obtenção da certificação, ela explica que a empresa postulante passa por uma avaliação que é de responsabilidade de uma comissão formada pelo secretário de Meio Ambiente e pelos diretores dos departamentos ambiental, de preservação e conservação ambiental e de resíduos sólidos.
O Certificado do Selo Verde de Sertãozinho tem validade de um ano. Teresinha relata que, para conquistar o título de uma empresa ambientalmente sustentável, é necessário atingir um mínimo de 70 pontos nos seguintes quesitos:
• Tratamento ou destinação adequada de resíduos industriais (até 20 pontos);
• Política interna de coleta seletiva de resíduos (até 15 pontos);
• Controle de poluição de ar (até 10 pontos);
• Controle de poluição sonora (até 10 pontos);
• Plano de gerenciamento de resíduos sólidos (até 10 pontos);
• Apoio a entidades que trabalham em defesa do meio ambiente (até 10 pontos);
• Ações de educação ambiental junto a colaboradores, clientes e fornecedores (até 5 pontos);
• Iniciativa de apoio a arborização e produção de mudas no município (até 5 pontos);
• Existência de profissional responsável pelo controle ambiental (até 5 pontos);
• Reutilização de água pluvial (até 5 pontos).

A obtenção da certificação comprova que a TransEspecialista tem uma posição de vanguarda no segmento de operação logística, especialmente dentre aquelas que são especializadas no atendimento dos setores sucroenergético e de produtos químicos.
Para a direção da companhia, o comprometimento socioambiental faz parte da filosofia da gestão e é um diferencial bastante valorizado pelos clientes que procuram no mercado um atendimento de qualidade.
E a preocupação com o meio ambiente e com qualidade da TransEspecialista é antiga. Afinal, a companhia possui há anos a certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade), outorgada pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.