Por causa da crise financeira, unidades não conseguem segurar estoque de etanol
19-08-2015

Vendas de hidratado pelas usinas subiram mais de 50% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado


Segundo dados divulgados pela Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), as vendas de etanol hidratado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do Brasil somaram 2,7 bilhões de litros em julho, sendo 240,4 milhões de litros destinados ao mercado externo e 2,46 bilhões de litros ao consumo doméstico.

No mercado interno, o volume de etanol anidro comercializado pelos produtores em julho atingiu 855,86 milhões de litros, quase igual aos 853,21 milhões de litros computados no mesmo mês de 2014.

As vendas de etanol hidratado ao mercado doméstico apresentaram, mais uma vez, crescimento surpreendente. Em julho, as unidades produtoras comercializaram 1,605 bilhão de litros: aumento de quase 50% sobre os 1,09 bilhão de litros observados no mesmo mês do ano passado e praticamente idêntico ao recorde histórico registrado para o período (1,606 bilhão de litros vendidos em julho de 2009).

De acordo com Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA, “boa parte das unidades estão enfrentando dificuldades para a tomada de crédito e, dessa forma, não estão conseguindo manter estoques do produto”.

Esse comportamento das vendas tem deprimido o preço praticado no período de moagem, além de ampliar o risco de maior sazonalidade e impulsionar as cotações na entressafra.

Para Rodrigues, é preciso maior agilidade na liberação dos recursos para a estocagem de etanol. “Já estamos no meio da safra e até agora não temos ideia de quando os recursos serão liberados. Precisamos evitar um movimento sazonal exagerado de preços, pois isso cria dificuldades para o abastecimento, prejuízo para os produtores, que vendem a maior parte da produção na safra, e desconforto aos consumidores de etanol”, ressalta o executivo.

 

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.