Por que investir no pneu de alta flutuação?
09-06-2015

Com o crescimento da mecanização, o canavial passou a ficar compactado com o excesso de peso das máquinas robustas. Coube aos fabricantes de pneus amenizarem o problema.

Frente a esta demanda, os pneus de alta flutuação é uma solução comemorada pelos produtores, que vão aderindo ao produto. Basicamente, a tecnologia possui base maior e menor pressão, aliviando o peso da máquina e consequentemente amenizando a compactação do solo.

Uma vez que a compactação traz prejuízos diretos, às vezes irreversíveis, às soqueiras de cana, atrapalhando o desenvolvimento da planta, deve-se evitar o tráfego. Mas quando isso não é possível, recomenda-se o uso de pneus de alta flutuação, já que a tecnologia distribui o peso dos equipamentos em uma área maior do pneu, o que resulta na redução dos danos aos canaviais.

Tendo em vista o cenário financeiro que o setor sucroenergético atravessa, o custo-benefício das inovações é um dos principais pontos analisados. Por isso, investir no pneu de alta flutuação, cuja aquisição é um pouco mais cara, vale a pena?

Para José Paulo Voi, da Usina da Pedra, este investimento, se diluído em várias horas trabalhadas, torna-se viável. “Já temos fabricantes nacionais e fornecedores que oferecem com preços competitivos. A tecnologia requer cuidados, como a calibragem, que ao ser controlada garante melhor distribuição das cargas e durabilidade do produto.”

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.