Porto de Santos tem recordes em outubro e expectativas de fechamento histórico em 2024
26-11-2024

Movimentação de cargas impulsionada pelo agronegócio e operações de contêineres consolida o protagonismo do maior porto da América Latina.

O Porto de Santos alcançou em outubro de 2024 a maior movimentação de cargas já registrada para o mês na sua série histórica, com um volume impressionante de 15,5 milhões de toneladas. Esse número representa um aumento de 8,4% em relação ao mesmo período de 2023 e reforça a tendência de crescimento no acumulado do ano, que já soma 153 milhões de toneladas – um avanço de 7,7% frente ao ano anterior. Esses resultados reforçam a posição de Santos como líder no setor portuário brasileiro e uma peça-chave no comércio exterior do país.

Os embarques, que somaram 10,9 milhões de toneladas em outubro, registraram alta de 1,4% em comparação ao mesmo mês de 2023. Já as descargas tiveram um crescimento expressivo de 30%, atingindo 4,6 milhões de toneladas. No acumulado do ano, os embarques chegaram a 112,9 milhões de toneladas (+6,0%), enquanto as descargas alcançaram 40 milhões de toneladas (+13,0%).

Outro marco importante foi a movimentação de contêineres, que bateu recorde com 493,7 mil TEU movimentados em outubro – um aumento de 12,3% em relação a 2023 – e 4,548 milhões de TEU no acumulado do ano, crescimento de 15,4%.

As cargas do agronegócio lideraram o crescimento, com a soja em grãos movimentando 27,8 milhões de toneladas, o açúcar 23,4 milhões de toneladas e o milho 11,5 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a outubro.

“A movimentação de cargas, contêineres e o fortalecimento do agronegócio reafirmam a relevância do Porto de Santos para o Brasil e o mundo. Estamos confiantes de que alcançaremos um novo recorde anual, consolidando Santos como um agente estratégico no comércio exterior brasileiro”, declarou presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.

Entre os granéis sólidos, houve aumento de 7,7% em outubro, totalizando 7,6 milhões de toneladas, impulsionado pelas exportações de açúcar a granel (+47,4%) e farelo de soja (+31,3%). Já os granéis líquidos somaram 1,8 milhão de toneladas em outubro (+5,8%) e 16,3 milhões no acumulado do ano (+2,4%), com destaque para gasolina (+60,7%) e óleo combustível (+25,4%).

A corrente comercial brasileira via Porto de Santos atingiu US$ 147,3 milhões de janeiro a outubro, correspondendo a 29% do total nacional. A China permanece como principal parceira comercial, enquanto o estado de São Paulo concentra 53,6% das transações externas realizadas pelo porto.

Com a nova safra de soja projetando um recorde de 166 milhões de toneladas, sendo 105 milhões destinadas à exportação, espera-se que 2025 traga disputas intensas pelo espaço no porto entre os embarques de soja e açúcar.