Preço do açúcar deve se manter em alta por mais duas ou três safras
03-10-2016

É possível aumentar a produção de açúcar de beterraba mais rápido que com cana

De acordo com Mário Campos, presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), a visão que se tem hoje, é que os bons preços do açúcar devem se manter em alta por mais duas ou três safras. Apesar do déficit mundial da commodity crescer, o preço remunerador incentiva a produção de beterraba na Europa, como seu plantio é anual, é possível colocar mais produto no mercado em menor tempo.

O mesmo acontece com a produção canavieira na Índia, onde os milhões de pequenos produtores são regidos pela demanda de mercado e não pelo ciclo produtivo da cana. Quando o preço do açúcar está bom, eles plantam cana. O preço caiu, arrancam a cana e entram com outra cultura.

Com um mercado internacional de açúcar a 20, 21 centavos de dólar por libra peso, já vislumbrando um cenário que pode chegar a 25 centavos, não vai faltar produtor de beterraba investindo para aumentar a produção e produtor indiano voltando a plantar cana. Mesmo assim, é prudente não esquecer que essa maior produção também depende de fatores climáticos.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.