Preço do etanol ao consumidor caiu em 22 Estados e no DF nesta semana
23-05-2016

Os preços do etanol hidratado, utilizado diretamente no tanque dos veículos, voltaram a recuar na maior parte do país nesta semana, mas só está mais competitivo que a gasolina em quatro Estados. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou balanço hoje indicando que os preços do biocombustível caíram em 22 Estados e no Distrito Federal na semana até o dia 21.

A queda mais expressiva ocorreu no Distrito Federal, onde o preço de etanol recuou 6,7% na comparação com a semana anterior, para um valor médio de R$ 3,061 o litro. Esse patamar, porém, ainda está acima dos 70% do preço da gasolina, relação equivalente à eficiência energética do biocombustível ante seu concorrente fóssil.

No principal Estado consumidor do país, São Paulo, o preço do etanol caiu 2,36% na semana, para R$ 2,232 o litro. Esse valor corresponde a 64% do preço médio da gasolina na semana, o que mostra que o biocombustível no Estado está mais competitivo.

A relação entre os preços também ficou mais favorável ao consumo de etanol em Minas Gerais (67%), Mato Grosso (68%) e Goiás (69%). Nos outros 18 Estados, apesar da queda das cotações do etanol, a gasolina continua mais competitiva.

O etanol se valorizou em apenas quatro Estados nesta semana: Amapá (1,81%), Maranhão (0,55%), Rio de Janeiro (0,42%) e Sergipe (0,03%).