Preço do etanol cai mais do que o da gasolina nos postos paulistas
07-05-2020

A redução foi ocasionada pelo aumento de oferta das usinas que precisavam vender o combustível para realizar as obrigações e a queda de consumo

Os preços do etanol hidratado no mês de abril na bomba (SP) caíram 14,4%, enquanto a gasolina apresentou uma queda de 8%. Essa redução foi ocasionada pelo aumento de oferta das usinas que precisavam vender o combustível para realizar as obrigações bem como, uma redução aproximada de 50% da circulação de pessoas e automóveis.

Segundo analistas do Itaú-BBA, ao longo das próximas semanas, o acordo OPEP+ poderá testar o balanço do global do petróleo, e há rumores sendo ventilado no mercado de que pode haver maiores cortes de produção dado o cenário de elevados estoques mundiais. Força adicional para isso vem dos preços atuais que estão próximos do breakeven dos principais países produtores.

A ANP divulgou os resultados das vendas de combustíveis das distribuidoras no mês de março e mostrou que a comercialização do etanol hidratado caiu 15,8% (1,5Mm3) frente ao mesmo período do ano passado. Os analistas do Itaú-BBA observam que, sob a ótica da demanda de combustíveis no Brasil, há notícias de que o maior estado consumidor, São Paulo, pode voltar a ter um aumento gradual da circulação pessoas a partir do dia 10 de maio. Caso isso ocorra, a demanda por etanol poderá melhorar e ajudar as cotações.

Para os analistas do Itaú-BBA, o valor do etanol também poderá ser influenciado positivamente se houver aumentos de tributos sobre a gasolina (atualmente há discussões sobre esse tema). Adicionalmente, o valor atual da gasolina A na refinaria parece estar abaixo do estimado pela paridade de importação do combustível.

Fonte: CanaOnline