Preço em alta do açúcar e do etanol animam o setor
22-09-2017

O setor vive a expectativa do RenovaBio que tem como missão incentivar a produção e o uso de biocombustíveis

O valor da libra peso do açúcar na bolsa de Nova York não está na casa dos 20 centavos de dólar, nem mesmo perto, está na casa dos 14, pode parecer pouco, mas já rondou os 11 centavos. E essa alta já anima o setor sucroenergético, principalmente, porque o cenário é de que o preço deve manter-se neste patamar ou até subir

A notícia de que há sinalização da Índia para abrir importações visando cobrir o déficit deste ano, onde produzirão 21 milhões de toneladas e consumirão 25 milhões, deu uma aquecida no mercado. Mas é o maior direcionamento da cana no Brasil para a produção de etanol que pesa mais nessa freada da queda no preço do açúcar.

A alta do petróleo, em decorrência dos furacões nos EUA, fez com que o preço da gasolina subisse 16%, desde o dia 3 de julho, tornando o etanol mais competitivo, o que aumentou o consumo e melhorou a remuneração do produtor, que mudou seu mix de produção a favor do etanol. Segundo a Archer Consulting, no mercado de açúcar, muitas usinas estão atrasando a fixação de preços para o ano que vem, o que pode ser expectativa altista.

 

Mas o que pode tirar o setor dessa gangorra de preços e dar estabilidade para que haja investimento é programas como o RenovaBio, que tem como missão incentivar a produção e o uso de biocombustíveis. O setor torce e se articula para que sua concretização seja aprovada pelos senhores de Brasília.

 

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.

Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.