Preços do açúcar em real mais remuneradores em 2016 podem tornar próxima safra menos alcooleira
16-11-2015

A combinação entre os futuros do açúcar em dólar na bolsa de Nova York e a cotação da moeda americana frente ao real deverá fazer com que os preços da commodity se recuperem ao longo do próximo ano. Se esse cenário se consolidar, é provável que esta seja a primeira temporada (se referindo à safra mundial de açúcar que vai de outubro de 2015 a setembro de 2016), em muitos anos, em que o consumo irá superar a produção.

Essa tendência de aumento dos preços do açúcar em real em 2016 deve estimular as usinas brasileiras a produzir, no próximo ano, um volume maior do produto do que o registrado em 2015, caso o governo não eleve mais o preço da gasolina e torne as vendas de etanol mais interessantes. Na safra atual, as usinas que se encontram em dificuldades financeiras favoreceram a produção do biocombustível devido à maior liquidez e à melhoria da remuneração do produto. Um novo ciclo virtuoso se desenha para o setor.

“Mercado do açúcar e do etanol: perspectivas de preços para 2016” será um dos assuntos abordados pelo engenheiro e “trader” Eduardo da Costa Carvalho da SUCDEN no 14º Produtividade e Redução de Custos, que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, SP, nos dias 02 e 03 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ideaonline.com.br, onde também é possível obter mais informações sobre o evento.


EVENTO: 14º Seminário de Produtividade & Redução de Custos na Agroindústria Canavieira
DATA: 2 e 3 de dezembro
LOCAL: Centro de Convenções de Rib. Preto (Rua Bernardino de Campos, 999)
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: www.ideaonline.com.br

 

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.