Prefeitura de Ribeirão Bonito irá multar caminhões de cana que trafegarem pelo centro
07-01-2019

Cidade tem lei que proíbe circulação de veículos com mais de 4,40 metros de altura

A Prefeitura de Ribeirão Bonito (SP) irá multar, a partir de 2019, os caminhões carregados com cana-de-açúcar que trafegarem pelo centro da cidade. O município já tem uma lei que proíbe a circulação de veículos com altura superior a 4,40 metros e promete aumentar a fiscalização, que será feita pela Polícia Militar.

Segundo a advogada da prefeitura Roseli de Melo Franco, o Ministério Público oficiou o município que terá que colocar placas nas ruas da cidade sobre a proibição da circulação de caminhões.

“Também está sendo feito uma rota alternativa e a proibição de alguns lugares onde eles [motoristas] param os caminhões atrapalhando o tráfego”.

Não agradou
A medida não agradou os caminhoneiros que fazem o transporte de cana que alegam que sem passar pela cidade o percurso é aumentado em 10 quilômetros, o que implica em mais gasto de combustível e tempo.

“O trajeto que a gente faz agora é totalmente de pista e o outro trajeto que eles querem que a gente faça é estrada de terra, pedra, serra, demanda tempo para chegar à usina, tem um custo mais elevado de óleo diesel sem falar no desgaste dos pneus”, afirmou o caminhoneiro Joseilton de Jesus.

Acidentes
Um dos motivos da proibição é o risco de acidentes. Em setembro, a podóloga e manicure Caroline Pizanelli ficou uma semana sem conseguir trabalhar após a passagem de um caminhão ter arrebentado a fiação elétrica da sua casa.

Fonte: Por G1 São Carlos e Araraquara