Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”2015
17-08-2015

Café, cana, citrus e pecuária serão as cadeias produtivas visitadas no Ciclo de Palestras e Visitas que vai acontecer nas regiões de Araraquara, Ribeirão Preto e Franca

 

Começa nesta segunda feira, dia 17 de agosto, mais um Ciclo de Palestras e Visitas do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, o segundo de 2015. Durante três dias, até o dia 19, ele reunirá alunos das faculdades de jornalismo do interior: Barão de Mauá e Unaerp, de Ribeirão Preto; Imesb, de Bebedouro; Uniara, de Araraquara; Unifran, de Franca e Unesp, de Bauru. Os quase 70 alunos inscritos participarão de cerca de 30 horas de visitas às cadeias produtivas do café, na Cocapec, em Franca; da cana-de-açúcar, na Usina São Martinho, em Pradópolis; citrus, na Cutrale, em Araraquara e pecuária de corte, na Agrindus, em Descalvado. Também será visitado em Matão um elo dessas cadeias produtivas, o de máquinas, o alunos conhecerão a Baldan e a Antoniosi.

Os futuros jornalistas ainda terão a oportunidade de conhecer duas instituições de pesquisa, a Embrapa Pecuária Sudeste e o Fundecitrus, Fundo de Defesa da Citricultura. O Ciclo ainda contará com diversas palestras de especialistas do setor. Na abertura, dia 17 na Embrapa Pecuária Sudeste, ocorrerá um seminário para que os estudantes possam entender melhor o tema e se preparar para as visitas. Mônika Bergamaschi, presidente do IBISA, Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade do Agronegócio, falará sobre o setor e sua dimensão econômica, social e ambiental. Rui Machado, chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste, sobre a importância das pesquisas e da tecnologia para o desenvolvimento da agricultura e pecuária, e o jornalista Ronaldo Luiz abordará o agronegócio sob a ótica da comunicação.

Mais duas palestras estão previstas. No dia 18, na Cutrale, em Araraquara, Ibiapaba Netto, presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, Citrus BR, irá apresentar essa cadeia produtiva aos futuros jornalistas. No dia 19, para encerrar o Ciclo, o presidente da OCB, Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, falará sobre a doutrina cooperativista, o cooperativismo contemporâneo e sua importância para o agronegócio brasileiro.

Com mais esse Ciclo, a oitava edição do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo encerra a sua primeira etapa de atividades que tem por objetivo aproximar o estudante de jornalismo do agronegócio, mostrar a ele a pluralidade de assuntos que cabem dentro de um só setor, de saúde e segurança alimentar, a relações internacionais e economia. Depois dessa etapa os alunos poderão inscrever suas matérias e concorrer, nas modalidades vídeo e escrito, aos prêmios de R$ 2.500,00 por modalidade para os vencedores e câmeras fotográficas para os que ficarem em segundo e terceiro lugares.

Categoria Profissional

Para o jornalista profissional não há obrigatoriedade de participar das atividades do Ciclo. Eles concorrem em três modalidades: Plataforma escrita diária: Jornal e internet; Plataforma escrita especial: Revista e cadernos especiais de jornais e Plataforma eletrônica: TV.

O prêmio para os profissionais é de R$ 10.000,00 por modalidade. Para os jornalistas de fora região de atuação da ABAG/RP, Ribeirão Preto, a única exigência é que a pauta seja sobre o agronegócio do nordeste do Estado de São Paulo.

 

As já estão inscrições abertas.

Mais informações em www.abagrp.or.br