Preparo profundo do solo pode aumentar produtividade do canavial em até 30%
13-02-2017

É uma técnica indicada para o tratamento das camadas compactadas de solo que se encontram em profundidades maiores

O intenso processo de mecanização da colheita da cana-de-açúcar trouxe diversos benefícios para o setor canavieiro como um todo, porém, acarretou também algumas externalidades negativas às usinas e fornecedores, entre elas, o aumento da compactação do solo, que prejudica o crescimento das raízes, fazendo com que a produtividade caia drasticamente.

É nessa hora que surge a necessidade da realização do preparo de solo, vital para melhorar as condições físicas e químicas do mesmo, garantindo assim melhor brotação, crescimento radicular e estabelecimento da cultura. Dentre os vários tipos de preparo que podem ser realizados, o preparo profundo tem despertado o interesse do setor. Trata-se de uma técnica indicada para o tratamento das camadas compactadas de solo que se encontram em profundidades maiores do que aquelas atingidas pelo preparo convencional.

Pesquisadores que apoiam a utilização desta técnica ressaltam que os solos que apresentam limitações químicas abaixo da camada arável, com teores baixos ou baixíssimos de cálcio, e, consequentemente, com altos ou altíssimos teores de alumínio trocável, o que limita o enraizamento em profundidade, se beneficiam grandemente desse método. Estimativas apontam que o ganho de produtividade, decorrente do melhor desenvolvimento radicular, pode chegar a até 30%.

O preparo profundo do solo será um dos temas debatidos no 19° Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, produzido pelo Grupo IDEA, figurando como o maior seminário do mundo sobre mecanização canavieira.

Serviço:
19° Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar
Data: 29 e 30 de março de 2017
Local: Centro de Eventos Taiwan - Ribeirão Preto/SP
Contato: 16 3211-4770