Presença feminina no setor ultrapassa 17%, é ascendente e qualificada
08-03-2024

12º Cana Substantivo Feminino acontece em 21 de março no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto, SP, e reunirá mais de 600 mulheres do setor bioenergético. VAGAS ESGOTADAS

*Luciana Paiva

Lugar de mulher é onde ela quiser. Enquanto esse direito não for respeitado, enquanto as mulheres ganharem menos que os homens ocupando os mesmos cargos, enquanto forem preteridas dos postos de trabalho apenas por ser mulher. Enquanto forem desvalorizadas, abusadas e mortas, será necessário a existência de 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – como uma forma de dar visibilidade à causa feminina. Para despertar, relembrar e reafirmar a urgência da equidade entre os gêneros – garantia de que todos sejam tratados com justiça, eliminando as vulnerabilidades que causam diferenças.

As mesmas razões explicam a necessidade da realização do Encontro Cana Substantivo Feminino. Quando a participação das mulheres no setor bioenergético chegar a 50%, inclusive nos cargos de chefia. Quando essas mulheres forem valorizadas, respeitadas e sua presença no setor se tornar algo normal e não um caso a ser contado, talvez o Cana Substantivo Feminino não precise mais existir, ou será apenas um encontro de amigas.

Enquanto esse dia não ocorre, o Cana Substantivo Feminino se mantém vivo e cada vez mais atuante em sua missão de gerar debates para o desenvolvimento de ações que levem a maior participação e valorização feminina no setor, e ser ferramenta para dar voz à essas mulheres.

Na primeira edição do Encontro Cana Substantivo Feminino, em 2012, a média de mulheres no setor era de 7 a 8%. Na pesquisa que realizamos em 2023 em parceria com a Ação Consultoria, a média subiu para 17%, um crescimento de pouco mais de 100% em 11 anos.

Ainda é tímido, mas percebe-se que nos últimos dois anos, as ações para que haja mais mulheres no setor se intensificaram. Destaque para a presença feminina em funções com maior qualificação, uma vez que as mulheres estudam mais que os homens.

 No segundo semestre de 2024, realizaremos uma nova pesquisa sobre a presença feminina no setor bioenergético, a expectativa é que a média esteja bem mais que 17%. O resultado será divulgado na segunda edição do livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”, que será lançado no 13º Encontro Cana Substantivo Feminino, em março de 2025.

Enquanto isso, as expectativas se voltam para o 12º Cana Substantivo Feminino, que acontece em 21 de março e reunirá mais de 600 mulheres do setor. Será um grande Encontro, celebrando a ascensão da equidade no mundo da cana-de-açúcar, uma mostra de que pode ser um lugar doce para todos, independente do gênero.

*Luciana Paiva – jornalista especializada no setor bioenergético, editora da CanaOnline e criadora do Encontro Cana Substantivo Feminino

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 12º CANA SUBSTANTIVO FEMININO - https://www.canaonline.com.br/conteudo/programacao-final-do-12-encontro-cana-substantivo-feminino.html