Compartilhe:

Presente na Agrishow, distribuidora de cana da DMB permite plantio semimecanizado

Presente na Agrishow, distribuidora de cana da DMB permite plantio semimecanizado para usinas e produtores que estão sofrendo com a falta de mão de obra

A falta de mão de obra tem impulsionado a transição do plantio manual de cana-de-açúcar para o mecanizado. No entanto, muitas usinas e produtores ainda não se sentem preparados para automatizar 100% da operação. Pensando nisso, a DMB Máquinas e Implementos Agrícolas levou para a Agrishow 2023 sua distribuidora de cana, implemento destinado àqueles que ainda não possuem estrutura suficiente para adotar uma plantadora totalmente automatizada.

O gerente de marketing da DMB, Auro Pardinho, explica que o equipamento realiza a distribuição dos toletes em dois sulcos de plantio, em área onde já foi realizada a sulcação e adubação. É possível, inclusive, utilizar o mesmo trator dessas operações, uma vez que a distribuidora é tracionada por máquinas com potência mínima sugerida de 140 hp.

Pardinho relata que a distribuidora possui uma caçamba com capacidade para 15 metros cúbicos, que é abastecida por transbordo que recebem os toletes colhidos mecanicamente. Possui duas esteiras transportadoras no fundo da caçamba, que levam os toletes até duas esteiras distribuidoras que depositam os mesmos em dois sulcos de plantio. Conta ainda com um kit fungicida, composto por tanque com capacidade para 300 litros.

“Lembrando que as esteiras transportadoras e as esteiras distribuidoras são acionadas por circuitos hidráulicos independentes, controlados por mecanismo colocado na cabine do trator, onde o operador possui uma visão de todo o processo de distribuição dos rebolos, através de um monitor que exibe as imagens transmitidas por câmeras de vídeo.”