Preservação ambiental e sustentabilidade: o compromisso do setor sucroenergético de Alagoas
06-06-2024

O setor sucroenergético de Alagoas é referência no uso adequado das águas em todo o território alagoano - Foto: Assessoria
O setor sucroenergético de Alagoas é referência no uso adequado das águas em todo o território alagoano - Foto: Assessoria

O setor é referência no uso adequado das águas em todo o território alagoano

Por Bccom Comunicação

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 05 de junho, o setor sucroenergético de Alagoas tem muito a comemorar e a compartilhar. As usinas do estado têm desempenhado um papel crucial na preservação ambiental, com mais de 70 mil hectares de matas nativas da Mata Atlântica preservados. Isso corresponde a cerca de 25% de toda a área plantada de cana-de-açúcar.

O setor é referência no uso adequado das águas em todo o território alagoano. Neste cenário, as águas usadas na lavagem da cana, por exemplo, são reaproveitadas na irrigação ou são tratadas antes de retornarem ao meio ambiente em um trabalho realizado em parceria com os órgãos ambientais.

Além disso, o setor sucroenergético de Alagoas contribui significativamente para a descarbonização do planeta. A produção de etanol, um biocombustível limpo, contribui fundamentalmente para a redução das emissões de carbono.

O setor também é um importante gerador de empregos e renda, fortalecendo a economia do estado. Atualmente, é o segmento que mais emprega no setor privado do estado, com mais de 60 mil empregos diretos.

As práticas sustentáveis do setor incluem o uso de biogás e a produção de biofertilizantes, como o húmus, a partir de biofábricas. Além disso, o setor utiliza cotesia flavipes, metarhizium anisopliae e vespa cotesia flavipes no combate a pragas e doenças do canavial.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o setor sucroenergético de Alagoas se orgulha de seu trabalho e reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e a sustentabilidade.

Do site: Jornal de Alagoas