Presidente da Jalles Machado participou da abertura do IRRIGACANA 2015
29-10-2015

Começou na manhã de ontem o IRRIGACANA 2015 - II Seminário Brasileiro de Irrigação de Cana-de-Açúcar com Água. A abertura do Seminário teve a participação de Otávio Lage de Siqueira Filho, Presidente do Grupo Jalles Machado, companhia que é modelo na gestão da água e da utilização dos recursos hídricos na elevação dos resultados dos canaviais.

O IRRIGACANA pretende apresentar ao setor sucroenergético propostas e soluções inovadoras para superar os desafios da produtividade. O evento é realizado pelo Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (GIFC) no Centro de Eventos RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto (SP), a partir das 8 horas.

Com o tema “Gestão Eficiente da Água e dos Insumos que Podem Potencializar a Produtividade da Cana Irrigada”, o seminário conta com 16 palestras na programação. O evento tem a participação de renomados pesquisadores, representantes de órgãos governamentais e de grupos sucroenergéticos do país e do exterior. Entre os objetivos do IRRIGACANA está a discussão das inovações na área de irrigação e da viabilidade financeira para quem busca investir em novos projetos de manejo de água para canaviais.

O Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (GIFC) trabalha desde 2012 com a convicção de que a gestão eficiente, responsável e sustentável do manejo da água nos canaviais irrigados pode contribuir para um novo ciclo virtuoso e de desenvolvimento do setor sucroenergético brasileiro.

De acordo com o superintendente do GIFC, Marco Viana, a programação do seminário foi idealizada com o intuito de provocar nos participantes novos modos de pensar a irrigação para cana. “Não há dúvidas que a irrigação aumenta a produtividade dos canaviais. Temos que discutir agora inovação em projetos, viabilidade de investimentos, custos e novas tecnologias para contribuir com a difusão do manejo sustentável da água”, conclui Viana.

Irrigacana 2015

As palestras do IRRIGACANA estão divididas em quatro temários. São eles: Temário 1 – Reaprendendo a fazer projetos – Novos parâmetros e diretrizes para cana irrigada de máxima produtividade; Temário 2 – Inovação em irrigação de cana – Novidade em sistemas, controle e manejo; Temário 3 – Aprendendo com a crise hídrica – Como fazer da cena uma produtora de água; Temário 4 – Decisão de investir em irrigação de cana – Novos métodos de comprovação de viabilidade.

Entre os palestrantes, convidados, estarão pesquisadores, consultores e representantes de instituições, agências de governo, empresas e universidades como Jalles Machado, Grupo Clealco, ESALQ, UFMG, UNESP, APTA – Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, IAC – Instituto Agronômico de Campinas, ANA – Agência Nacional de Água, CENBIO – Centro Nacional de Referência em Biomassa, Embrapa, Terracal Alimentos e Bioenergia, Grupo Gloria (com usinas no Peru, Argentina e Equador), Bayer CropScience e outros representantes de empresas de irrigação, insumos e serviços do setor.

Hoje é o segundo e último dia do IRRIGACANA 2015.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.