Presidente do Sindaçúcar-AL destaca papel do Brasil no processo de descarbonização
20-10-2025

Encontro, que teve como tema a produtividade com sustentabilidade, foi realizado no Centro de Convenções de Maceió
Por BCCOM Comunicação
O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol no Estado de Alagoas - Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, participou, essa semana, do XXXIV Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA). O encontro, que teve como tema a produtividade com sustentabilidade, foi realizado no Centro de Convenções de Maceió.
Na oportunidade, o dirigente do setor sucroenergético alagoano apresentou a palestra “Descarbonizando o agronegócio: como as bioenergias podem revolucionar a mobilidade sustentável”, ao lado de Rafaella Rossetto, pesquisadora do Instituto Agronômico, integrante da ABCA e presidente da STAB; e de Paulo Montabone, diretor da Fenasucro e da Agrocana, tendo como moderador Cândido Carnaúba, presidente da STAB Leste.
Durante a apresentação, Pedro Robério destacou as ações e o papel de destaque do Brasil no processo de descarbonização, traçando um panorama das fontes energéticas no mundo e reforçando a importância da geração de energia a partir de biomassa, abundante no Brasil, como fonte de energia limpa.
Neste sentido, o presidente do Sindaçúcar-AL lembrou da atuação histórica do setor sucroenergético alagoano na descarbonização com a realização dos primeiros testes com etanol no Brasil tendo sido realizados na Usina Serra Grande, localizada no município de São José da Lage, cujo centenário foi comemorado em setembro passado.
“Diante de todo esse trabalho de décadas, na atualidade, o Brasil é o maio especialista no mundo em etanol. Não podemos falar que somos o maior produtor já que os Estados Unidos, com o etanol de milho, ocupam essa posição no ranking”, afirmou.
Pedro Robério também reforçou a importância das políticas públicas destinadas a descarbonização, citando o exemplo do RenovaBio e da mistura do etanol à gasolina.
O evento técnico, que reúne mais de mil participantes entre profissionais, pesquisadores, empresários e dirigentes de instituições públicas e privadas de todo o país, teve início dia 14 e será encerrado amanhã, 17.
Do site: Jornal de Alagoas