Primeiras chuvas na região de Ribeirão Preto “destravam” o preparo de solo para o plantio de amendoim
08-10-2021

Os produtores esperam mais chuvas para intensificar o plantio de amendoim
Os produtores esperam mais chuvas para intensificar o plantio de amendoim

Mas menos de 10% dos cooperados da Coplana se animaram a iniciar o plantio do grão. Esperam por mais chuvas

Devagar as chuvas estão chegando na região de Ribeirão Preto, no interior paulista, mas ainda são insuficientes para animar o produtor rural a iniciar a temporada de plantio. É o que ocorre com os cooperados da Cooperativa Agroindustrial (Coplana), maior comercializadora de amendoim do Brasil.

Segundo José Antonio de Souza Rossato Júnior, presidente da Coplana, poucos produtores arriscaram o plantio até o momento. “Apenas aqueles que estavam com a área já preparada e receberam volumes médios de chuvas em torno de 60 mm o fizeram, mas isso significa menos de 10% dos produtores”, observa Rossato.

Para a maioria dos produtores, destaca o Presidente da Coplana, as chuvas até aqui foram importantes para "destravar" o preparo de solo que estava parado. “Com certeza nas próximas chuvas teremos um número significativo de produtores realizando o plantio”, salientou.

Levantamento nacional da safra de amendoim, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que na safra 2020/21 houve crescimento de 3,2% na área plantada em relação ao ciclo anterior. Em todo o Brasil, estima-se a produção em 597 mil toneladas de amendoim em casca, sendo que na safra passada tivemos 557,5 mil toneladas. O Estado de São Paulo mantém-se com mais de 90% da produção nacional e volume estimado em 562,3 mil toneladas de amendoim em casca, ou mais 7,2%, na comparação com o ciclo anterior em que foram colhidas 524,5 mil toneladas.

Rossato: “chuvas destravaram o preparo de solo”

E cerca de 90% da produção de amendoim ocorre em áreas de rotação de cultura com a cana-de-açúcar, principalmente na região de Jaboticabal, SP, onde ficam os silos da Coplana. A opção pelo amendoim para a rotação ou sucessão de cultura com a cana é em razão de o amendoim além de oferecer ganhos agronômicos, ao nutrir o solo, também gera ganhos econômicos, reduzindo custos no preparo de solo para o cultivo da cana e renda com a sua comercialização.

A safra de amendoim 2020/2021 dos produtores da Coplana apresentou um volume expressivo e boa produtividade. Com uma área plantada de aproximadamente 20 mil hectares, a Cooperativa recebeu 82.219 toneladas de amendoim em casca, considerando o volume de produto já limpo e seco. A expectativa para a safra 21/22 é bastante positiva, devendo repetir ou até ultrapassar os números do último ciclo, pois o amendoim está bastante remunerador. No entanto, o resultado dependerá muito do clima.

Fonte: CanaOnline