Processo de avaliação da fabricação de açúcar e etanol é tema de curso UniUDOP
03-10-2014

Com a proposta de atualizar os profissionais que atuam em usinas e destilarias do Brasil, a 4ª aula/palestra do Curso Industrial da UniUDOP traz em seu conteúdo a amostragem e o seu impacto nos resultados analíticos na avaliação da matéria prima e controle da produção de açúcar e etanol. Será possível também identificar sistemas de amostragens pontuais, contínuas e contínuas ponderais, assim como novas metodologias e equipamentos usados na caracterização dos materiais envolvidos nos processos desta fabricação. O curso será realizado no dia 9 de outubro, no auditório da Churrascaria Terra do Boi, em Araçatuba/SP.

O tema "Revisão das metodologias de amostragens e controles analíticos em indústrias sucroenergéticas" propõem aos participantes a discussão dos conteúdos através de sete painéis. O primeiro será apresentado pelo diretor da Central Analítica e Consultor de Vários Grupos Sucroenergéticos, Celso Caldas. Sua apresentação abordará a identificação dos tipos de amostragens para os diversos materiais analisados; evidenciar as interferências das amostragens nos resultados analíticos; novas tecnologias de amostragens contínuas e contínuas ponderais; as novas e antigas metodologias e equipamentos usados na identificação da qualidade de cana; materiais em processo e produtos finais; controle analítico x eficiência industrial; e normas técnicas brasileiras.

O segundo painel trará temas que envolvem diretamente a produção, como matéria prima; moagem; fabricação de açúcar; fermentação; e destilação. A palestra será do Gerente Corporativo de Laboratórios do Grupo Raízen, Achiles Mollon.

O terceiro painel será ministrado pelo Gerente Corporativo de Laboratório do Grupo Tereos - Guarani S/A, Adalberto Voltarelli. Sua apresentação explicará as ações do grupo em relação à temas como: por que amostrar melhor; o que se observou com a instalação; a experiência que temos; maior confiabilidade no balanço da usina; e mudança de comportamento por parte dos operadores.

Já o quarto painel apresenta o uso da cariotipagem no processo de fermentação alcoólica, pela CPQBA da UniCamp, Maria da Graça Stupiello Andrietta. E o quinto painel, apresentado pelo Gerente de Departamento de Controle de Qualidade da Usina Alta Mogiana, Demetrius Barbosa de Freitas, falará sobre Substituição da metodologia convencional por cromatologia.

O sexto, e penúltimo painel, busca esclarecer dúvidas como: você confia nos seus resultados analíticos?; saber medir; uso de metodologias e padrões de referência; calibração dos equipamentos; treinamento; ensaios interlaboratoriais. A apresentação fica a cargo do pesquisador da CTC, Wokimar Teixeira Garcia.

Para encerrar, o sétimo painel traz as considerações finais de José Paulo Stupiello, Presidente Nacional da STAB.


Apoio cultural

A aula/palestra da UniUDOP é uma promoção da UDOP em parceria com a STAB e tem como apoio cultural as empresas Bayer CropScience, Deloitte, FMC, GE, e Syngenta. O curso também conta com o apoio das mídias parceiras: revista CanaMix, CanaOnline, Canal - Jornal da Bioenergia e Revista STAB.

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 6 de outubro, através do Portal da UDOP (www.udop.com.br), no menu UniUDOP - Aulas/Palestras - Industrial. Mais informações nos contatos (18) 2103-0528 ou uniudop@udop.com.br.


Serviços:

4ª aula/palestra do Curso Industrial
Tema: Revisão das metodologias de amostragens e controles analíticos em indústrias sucroenergéticas
Data: 9 de outubro
Hora: 9h às 17h
Local: Auditório da Churrascaria Terra do Boi
Av. Brasília, 2012 - Bairro Jardim Nova York - Araçatuba/SP
Inscrições: até 06 de outubro no www.udop.com.br
Mais informações: (18) 2103-0528 ou uniudop@udop.com.br

Camila Lemos
Fonte: Agência UDOP de Notícias