Produção de açúcar da Índia cresceu 19% nesta safra, diz associação
06-04-2021
A produção de açúcar da Índia cresceu 19% no acumulado da safra 2020/21 e chegou a 27,7 milhões de toneladas no último dia 31 de março, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação das Usinas de Açúcar Indianas (Isma, na sigla em inglês). O país é o segundo maior produtor global da commodity, atrás apenas do Brasil.
Até o último dia 31, havia 503 usinas em operação na Índia, quase 50 a mais que há um ano, quando o número chegou a 457. Ao todo, 282 unidades já encerraram as atividades desta safra; um ano atrás, 221 haviam concluído os trabalhos nessa mesma data.
As usinas indianas já acertaram a exportação de 4,5 a 4,6 milhões de toneladas de açúcar, dentro de uma cota de 6 milhões de toneladas estabelecida - tardiamente - pelo governo. Segundo a Isma, o atraso no início da moagem de cana nas usinas do Centro-Sul do Brasil abre espaço para o avanço dos contratos de exportação indiana nos próximos 30 a 60 dias.
O setor vê com otimismo possíveis embarques para o Irã e para o Paquistão, que nesta semana reabriu as importações de açúcar indiano. A Isma acredita que a abertura do mercado paquistanês permitirá à Índia alcançar a meta de exportação de 6 milhões de toneladas estabelecida para esta safra.
Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA

