Produção de açúcar por tonelada de cana cai até 13kg em 18/19 com mix alcooleiro, diz Unica
25-07-2018

A redução na produção de açúcar na atual safra 2018/19 no centro-sul do Brasil vai de 10 a 13 quilos por tonelada de cana processada em relação ao ciclo passado, dado o maior direcionamento de matéria-prima para fabricação de etanol, disse nesta segunda-feira o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

De acordo com ele, esse cálculo leva em conta uma colheita de cerca de 50 por cento da cana no centro-sul do país, a principal região produtora do maior player global do setor sucroenergético.

Rodrigues afirmou ainda que a tendência é o ciclo continuar muito alcooleiro, em razão da maior atratividade do biocombustível, e que a queda na produção de açúcar deve ser maior do que a esperada.

Para ele, a forte estiagem dos últimos meses, em especial no Paraná e em São Paulo, tem impactado os canaviais tanto desta quanto da próxima safra, embora a quebra agrícola seja compensada por uma maior concentração de açúcares nas plantas justamente em razão da seca.

Para o próximo ano, Rodrigues prevê uma safra de cana ainda menor.

"Ano que vem, em 2019/20, a expectativa é de redução de safra maior do que deve ser em 2018/19 em relação a 2017/18", disse Rodrigues no intervalo do Global Agribusiness Forum (GAF), em São Paulo.