Produção de biodiesel fecha no azul pela primeira vez desde a chegada do B14
31-10-2024

Pela primeira vez desde a adoção do B14 em março deste ano, o setor conseguiu encerrar um mês com excedente de biodiesel. De acordo com dados divulgados ontem (29) pela ANP, as usinas fabricaram um total de 816,1 mil m³ de biodiesel em setembro, enquanto a demanda estimada ficou ligeiramente abaixo, em 799,5 mil m³, quebrando uma sequência de seis meses de déficit.

Esse saldo positivo ocorreu apesar de uma redução de 2,9% na produção em comparação com agosto, quando foram produzidos 840,4 mil m³. Em comparação com setembro do ano passado, a produção das usinas cresceu expressivos 21,3%, superando os 17% previstos com o aumento da mistura obrigatória.

Estimativa preliminar

Esses dados ainda são preliminares, com a demanda sendo estimada com base nas vendas de 5,77 milhões de m³ de óleo diesel registradas nos painéis da ANP e na média das vendas de diesel marítimo dos últimos 12 meses. Isso sugere que o consumo interno foi um pouco abaixo dos 793 mil m³. Ao incluir as exportações do período, obtemos a demanda total estimada.

 Fonte: BiodieselBR.com