Produção de cana só sairá de 600 milhões para 800 milhões de toneladas, se houver incentivo governamental
13-04-2016

Para o empresário investir é preciso ter um horizonte mais a longo prazo


A safra canavieira 2016/17 será a maior da história do país, a produção da região Centro-Sul, de acordo com a Datagro Consultoria, deve ser entre 610 milhões e 630 milhões de toneladas, isso contando com as quase 40 milhões de toneladas de cana-bis.Segundo Plínio Nastari, presidente da Datagro, essa cana será moída por 353 usinas.

No Brasil, a partir de 2003, com o lançamento da tecnologia do motor flex, a produção de cana alcançou a casa de 300 milhões de toneladas e alcançou as 600 milhões na safra 2008/09. A partir daí, em decorrência dacrise financeira mundial, da compra de empresas em dificuldades, problemas climáticos e perda de competitividade do etanol em relação à gasolina, a expansão desacelerou.

Pedro Mizutani, vice-presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen acredita que só haveria um novo ciclo de crescimento, saindo de 600 milhões para 800 milhões de toneladas de cana, se houver incentivo governamental, com a inserção do etanol na matriz energética. “Porque nenhum empresário vai investir só por causa desse boom de preços por 2 ou 3 anos. Precisa ter um horizonte mais a longo prazo”, alerta Mizutani.

Veja matéria completa na editoria Capa, edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.