Produção de cana sofre redução devido à forte estiagem em AL
28-01-2026
Copervales esperava produzir ao menos 800 mil toneladas, mas só chegará às 700 mil
Por Willyam Miranda* com Alagoas Rural
A Usina Copervales (antiga Usina Uruba) encerrará a safra de 2025/26 no dia 3 de março. A moagem terá uma redução de até 16% em relação ao período anterior devido à forte seca no período do verão que afetou diretamente a expectativa de produção estipulada pela usina.
A Copervales, que fica localizada em Atalaia, município do interior de Alagoas, esperava produzir ao menos 800 mil toneladas no ano, mas só chegará às 700 mil.
Em entrevista ao programa Alagoas Rural, exibido no último domingo (25), o diretor administrativo da usina, Juarez Acioli, pontuou que o ano não foi tão próspero para a região devido ao período crítico de estiagem.
"Nós tivemos um período crítico de falta de chuvas de fevereiro a maio, isso acabou afetando os canaviais nessa região como todo. No último período, nós conseguimos chegar a 833 mil toneladas de cana, então já era prevista uma queda por falta de desenvolvimento’’, disse Acioli.
Além da queda de produção devido a estiagem, os produtores também são afetados pela queda do preço do açúcar no mercado nacional e internacional.
*Estagiário sob supervisão
Do site: Jornal de Alagoas

