Produção de etanol deve crescer 28% em Pernambuco
28-02-2019
Expectativa do setor sucroalcooleiro de Pernambuco é que sejam produzidos 425 milhões de litros do biocombustível na atual safra de cana
Por: Folha de Pernambuco
A produção de etanol deve ter crescimento de cerca de 28% na safra atual da cana-de-açúcar em relação à safra passada. A expectativa do setor sucroalcooleiro é que sejam produzidos 425 milhões de litros de etanol nesta safra, frente os 324 milhões de litros do período passado. Duas usinas em Pernambuco ainda estão moendo a cana-de-açúcar, do período que deve ser encerrado até a primeira quinzena de março.
Ao todo, as 13 usinas que operaram nesta safra devem esmagar aproximadamente 11,3 milhões de toneladas de cana, um crescimento de 3,6% em relação à safra 2017/2018, que esmagou 10,917 milhões de toneladas.
No Brasil, do mix de cana total da safra 2018/2019, 64% devem ser destinadas à produção de etanol. “O Brasil está ganhando com a consolidação no consumo de etanol. O consumidor está incorporando o produto. Antes, do total de cana na safra, 53% a 59% eram destinadas ao etanol. Esse número vai passar de 60% nesta safra”, comentou o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha. Ainda segundo ele, no ano passado, o etanol teve uma procura maior em função dos altos preços da gasolina aplicados pela política da Petrobras.
Foto: Arquivo/Folha de Pernambuco

