Produtor de cana não, produtor rural!
09-02-2017

Produtores em área de meiosi cana e grãos
Produtores em área de meiosi cana e grãos

A cana pode ser até a principal atividade, mas não é mais a única

O Brasil conta com cerca de 70 mil agricultores que cultivam cana-de-açúcar. A produção segue para unidades sucroenergéticas, ou é transformada em açúcar mascavo, melado, rapadura, cachaça, garapa ou como volumoso para o gado.

Os pequenos e médios produtores respondem por quase 90% desse montante e cerca de 30 mil têm a cana como cultura principal, em muitos casos, a única, por isso, passaram a ser chamados de produtores de cana, ou fornecedor de cana, no caso dos que comercializam a matéria-prima para as usinas.

Mas nos últimos anos, a diversificação de culturas passou a fazer parte da rotina desses agricultores, que cada vez mais adotam o conceito de culturas casadas ou intercalares. Na mesma área, a cana passou a receber a companhia do amendoim, soja, milho, feijão, e em áreas de topografia mais acidentada tornou-se vizinha do café, eucalipto e até da nós macadâmia.

Os silos de grãos ganham espaço nas áreas das cooperativas canavieiras, assim como palestras sobre as mais diferentes culturas e até pecuária, compõem as programações das associações de cana. Esses agricultores, além de buscarem pelo valor do açúcar e do etanol, também querem saber sobre a cotação da soja, do milho, do boi gordo e sobre o mercado do amendoim. E quando vão a uma feira agrícola não se interessam mais só por produtos, máquinas e implementos canavieiros. Agora, são mais do que produtores de cana, são produtores rurais,

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.