Produtor do Tocantins potencializa produtividade e dribla impactos de estiagem com uso de manejo biológico
15-05-2024

Irineu Possamai, produtor de grãos na região de Campos Lindos, Tocantins, tem se destacado como um dos pioneiros na adoção do Sistema de Plantio Direto no Estado. Desde 2017, ele tem utilizado a Biotecnologia Microgeo® em suas culturas de milho e soja, colhendo resultados excepcionais de produtividade. Atualmente, toda a extensão da Fazenda Panambi, de propriedade de Possamai, é beneficiada pela biotecnologia, que desempenhou um papel fundamental durante a última estiagem.

Ao compartilhar sua experiência, Irineu Possamai destacou: "Muitos anos atrás, comecei com o plantio direto no Rio Grande do Sul. Quando vim para cá (Tocantins), iniciei o plantio direto também. Era uma prática desconhecida pelos vizinhos, e também não tínhamos tecnologia, não tínhamos palhada. Quando surgiu a proposta do Microgeo®, ele só veio a melhorar o que eu já estava fazendo".

Ele prossegue compartilhando dados concretos sobre os resultados obtidos com o uso do Microgeo®: "Começamos com milho safrinha. No primeiro ano, na primeira aplicação, já deu um diferencial de seis sacas por hectare a mais no milho. E aí sempre deixamos uma área de testemunha sem aplicação, e o restante da fazenda, fazemos 100% de aplicação na área de safra e safrinha. Desde a primeira aplicação já vimos um incremento na produtividade, continuamos fazendo em toda a área."

Sobre o desafio enfrentado durante a estiagem, Possamai ressalta: "Nós tivemos falta de chuva sim, no início. Não foi um ano normal. Nossa região é bastante privilegiada com relação a solo e clima, mas tivemos estiagens. E o Microgeo ajudou porque eu sempre falo que Microgeo é uma forma de estruturar o solo. E aí, o solo bem estruturado, que tem permeabilidade, evidentemente a raiz da planta aprofunda mais, busca água mais embaixo e sofre menos".

Comentando sobre o impacto da Biotecnologia Microgeo®, Fabiene Rodrigues, Coordenadora de Desenvolvimento de Mercado da Microgeo ressaltou: "Com a Biotecnologia Microgeo®, o produtor restabelece o microbioma do solo e com isso, promove maior eficiência produtiva em todo o ciclo da cultura. Quem usa garante resultados e a sustentabilidade do agronegócio. O Microgeo é mais do que um simples produto biológico agrícola. Trata-se de uma biotecnologia que nutre, regula e mantém um processo de compostagem líquida contínua (CLC) na própria fazenda que, quando aplicado, restaura e mantém a diversidade do microbioma do solo. Em outras palavras, promove uma verdadeira revolução nos microrganismos do solo, essenciais para o desenvolvimento saudável das culturas".

A história de sucesso de Irineu Possamai é apenas um dos exemplos da eficácia do Microgeo® na agricultura brasileira. Para conhecer mais histórias inspiradoras como essa, a Microgeo está compilando depoimentos na série "Vozes do Campo: Raízes do Sucesso com Microgeo". Para assistir ao depoimento completo de Irineu Possamai e de outros produtores, acesse o link: [Vídeo no YouTube](https://www.youtube.com/watch?v=Mi8l0_hQTik).

Sobre a Microgeo

Fundada em 2000 na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, focada na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO®. Esse componente balanceado nutre, regula e mantém o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC), maneja e restabelece o microbioma do solo. Presente em todos os estados do Brasil, além de países vizinhos como Paraguai e Uruguai, a Biotecnologia Microgeo® pode ser aplicada via pulverização, fertirrigação, independentemente das condições climáticas e em conjunto com outros insumos, como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.

Alfapress Comunicações

Mariana Cremasco