Produtora aposta no restabelecimento do micro bioma do solo para aumento de produtividade
06-04-2021

Fertilizantes biológicos: cana com muito mais raízes
Fertilizantes biológicos: cana com muito mais raízes

Darly Baptista foi uma das debatedoras da live “A adoção do manejo sustentável na formação de canaviais mais produtivos por muitos anos”

Leonardo Ruiz

Darly Baptista já foi taxada de louca. Há nove anos, a produtora da Estância Jatobá, fazenda localizada em Orindiúva/SP, começou a tratar os solos de sua propriedade com adubo biológico, cuja finalidade é restabelecer o micro bioma do solo. Seus vizinhos não botaram fé no seu trabalho. Para eles, o caminho para incremento de produtividade não pode passar pelo aumento dos custos de produção. “Como são propriedades que passam de pai para filho, os produtores aqui da região são meio avessos à tecnologia. Ao contrário de mim, que enxergo que o investimento é a melhor maneira de elevar a produtividade agrícola.”

Hoje, porém, as opiniões já não são mais as mesmas. Ano passado, enquanto os produtores locais colhiam com médias de 80 toneladas de cana por hectare (TCH), Darly colheu uma cana planta com 138 TCH. Em março, a profissional participou da live “A adoção do manejo sustentável na formação de canaviais mais produtivos por muitos anos”, promovida pelo Encontro Cana Substantivo Feminino, que em 2021 foi realizado no formato on-line. Ao todo, foram realizadas 10 lives no decorrer do mês de março com mulheres que atuam no setor sucroenergético nacional. O evento contou com o apoio da Corteva AgriScience, FMC, Kopper, Microgeo e TELOG.

Durante a live, Darly contou que o constante uso dos adubos biológicos permitiu que seus canaviais enfrentassem a seca do último ano com muito mais resistência. “Com esse tratamento, o solo se tornou totalmente aerado, e as raízes conseguiram se aprofundar mais, sendo capazes de entrar em contato com a água que está localizada numa profundidade impossível de ser alcançada por raízes mais superficiais. Por conta disso, minhas canas passam melhor pela estiagem. Ano passado, enquanto os canaviais dos meus vizinhos ficaram amarelados e secos, os meus ficaram bem verdes e vigorosos.”

O produto utilizado por Darly é o Microgeo, um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua – CLC®. Esse Adubo Biológico tem como objetivo restabelecer o conjunto de micro-organismos que vivem e interagem com as plantas e solo. Ao restabelecer a biodiversidade microbiana do solo e estimular seu micro bioma, ele promove benefícios que atuam no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

Darly explica que conheceu o Microgeo através de uma cooperativa parceira. Após estudos e experimentos, ela entendeu que a utilização do produto poderia melhorar a estrutura dos solos de sua propriedade, extremamente argilosos e suscetíveis a compactação. “Não é um investimento que trará retorno imediato. É um trabalho de formiguinha. No começo, eu não sabia ao certo o que aconteceria, mas hoje vejo o quanto tem me retornado.” Em 2019, a produtora reformou uma área de 11 cortes que, até o nono ano, entregava uma produtividade média de 110 TCH.

Na Estância Jatobá, o Microgeo é aplicado no sulco de plantio e, posteriormente, no momento da aplicação dos herbicidas. O produto é fabricado na própria fazenda, em uma biofábrica instalada pela companhia. Darly salienta que esse manejo é importante não só pela questão da produtividade e longevidade, mas também pelo impacto positivo na preservação ambiental. Quando questionada sobre custos, ela afirmou que são “irrisórios”. “Eu procuro olhar o custo-benefício. Esse sim é altamente vantajoso.”

A live completa está disponível no canal da CanaOnline no YouTube, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=sFY5cjFjlVo