Produtora de etanol mais eficiente precisa comercializar 651 litros do combustível para emitir 1 CBIO
16-03-2020

Segundo Rodrigues, 49 empresas já possuem certificação no RenovaBio
Segundo Rodrigues, 49 empresas já possuem certificação no RenovaBio

Já a unidade menos eficiente, terá de comercializar 1.770 litros de etanol para emissão de 1 Crédito de Descarbonização (CBIO)

Eficiência é a palavra de ordem no RenovaBio o programa nacional de incentivo aos biocombustíveis. O gerente de economia e análise setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Luciano Rodrigues, afirmou, durante o “Conecta Cana” – evento realizado pela Bayer, a semana passada –, que a usina mais eficiente até o momento precisa comercializar 651 litros de etanol para emitir um Crédito de Descarbonização (CBIO). Já na menos eficiente, será necessária a comercialização de 1.770 litros de etanol para emissão de 1 CBIO.

Segundo Rodrigues, 49 empresas já possuem certificação no RenovaBio, 238 estão em processo de certificação, enquanto 177 outras já passaram ou ainda se encontram em consulta pública.

“Essas empresas comercializaram 27,8 bilhões de litros de etanol combustível em 2019. Essa oferta de etanol possui potencial de gerar em 12 meses de comercialização 32,8 milhões de CBIOs, cerca de 113% da meta total”, observou o representante da Unica.