Produtores da região de Piracicaba estimam 2016 de bons preços e patamar ótimo de produtividade e ATR
19-01-2016

Na região de Piracicaba, os produtores de cana esperam que os preços em 2016 continuem remuneradores, como no último trimestre de 2015, e torce para que São Pedro dê uma força.

Um dos nomes mais representativos do setor sucroenergético da região, José Coral, vice-presidente da Coplacana e presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (AFOCAPI), lamentava durante a Fenasucro 2015, no final do mês de agosto, a baixa remuneração dos produtos do setor canavieiro até aquele momento, apesar do bom ritmo da safra. Cenário que teve uma melhoria significativa a partir do mês de setembro.
Já para 2016, Coral projeta resultados para os produtores de cana ainda melhores. “Do jeito que o tempo ajudou, acredito que vamos ter um crescimento de 8% a 10% na produtividade. Além disso, tudo indica que teremos um ATR ótimo na próxima safra e os preços estarão mais remuneradores ainda”, aposta Coral.
O panorama será melhor ainda se o clima ajudar quando a safra tiver início, o que vai acontecer a partir de março no caso de várias usinas da região por conta do volume de cana bisada. “Somente na nossa macrorregião de Piracicaba, sem contar Araras, Pirassununga, ficaram cerca de 300 mil toneladas de cana não processadas de fornecedores ou talvez até mais.”
De acordo com Coral, a produtividade da safra 2015/16 fechou com crescimento em torno de 8%, mas com ATR menor. “Era pra termos uma produtividade maior, por volta de 10% a 12%, mas ficou muita cana em pé na nossa região, inclusive de fornecedor, o que não permitiu que a gente chegasse em 12%.”

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.