Produtores de amendoim vivem a expectativa do plantio da nova safra
24-09-2020

A safra de amendoim 2019/20 foi considerada excelente em números de produção, produtividade e preços do produto

A primavera chegou e com ela as primeiras chuvas, mas ainda muito tímidas o que não anima os produtores de amendoim a iniciar o plantio. Aguardadas são as chuvas de outubro e os amendoinzeiros torcem para que não atrasem, pois, plantio de amendoim tardio pode comprometer o cronograma das usinas para o plantio de cana, dificultando a liberação de áreas para o cultivo do grão.

Essa preocupação procede, já que cerca de 90% do amendoim cultivado no estado de São Paulo, maior produtor d Brasil, acontece em áreas de renovação de cana, a maior parte delas de propriedade de usinas, que as cedem para produtores parceiros cultivarem soja ou amendoim, prática que gera ganhos agronômicos e também engorda o caixa.

Mas as usinas precisam que essas áreas estejam liberadas ainda na época de chuva para realizar o plantio da cana. A soja, por ter um clico menor, pode ser plantada até 10 de novembro, que irá cumprir o cronograma das usinas. Já o amendoim, que apresenta um ciclo de produção mais longo, necessita ser plantado, de preferência na primeira quinzena de outubro.

A safra de amendoim 2019/20 foi considerada excelente, o clima ajudou e o grão foi campeão em aumento de área e produção. Foram colhidas 624,8 mil toneladas. Este resultado reflete um aumento de 33,2% em relação à safra passada, por conta do acréscimo de 22,1% na produtividade agrícola. Mesmo com maior produção, os preços do amendoim no mercado externo e interno foram bem remuneradores.

Então, o cenário foi perfeito: mais produto para vender e preço melhor. A expectativa do produtor de amendoim na safra 2020/21 é que repita os números da safra 2019/20.

Fonte: CanaOnline