Produtores de cana de Lençóis Paulista participam do desenvolvimento de nova plantadora
30-09-2016

O objetivo é melhorar o sistema de plantio mecanizado da cana

A mecanização de todo o processo é um caminho sem volta, então, melhorar o sistema de plantio mecanizado da cana passou a ser prioridade no setor. Por isso, que a informação de que uma empresa argentina estava desenvolvendo uma plantadora diferente, atraiu a atenção de Hamilton Rossetto, sócio - proprietário da PHD Cana, empresa agrícola de Lençóis Paulista.

Rossetto observa que isso ocorreu em 2014, a notícia veio por meio de um conhecido, que disse ainda que a empresa estava em busca de algum produtor brasileiro para ir até a Argentina conhecer a plantadora e avaliar se tinha viabilidade para ser implementada no Brasil. A empresa em questão era a DOBLE TT, uma empresa Argentina, com 36 anos de atuação na fabricação de maquinas agrícolas, com presença em mais de 20 países.

“Entramos em contato, fomos para lá e ficamos uma semana conferindo o desempenho da plantadora. Achamos interessante o projeto e mesmo as condições argentinas sendo muito diferentes das nossas, acreditamos que se a máquina recebesse adaptações, poderia ser uma boa alternativa para o nosso plantio de cana. O proprietário da Empresa se propôs a mandar uma plantadora para testarmos e desenvolvê-la nos moldes para uso no Brasil”, conta Rosseto.


Em meados de 2015, a plantadora chegou a Lençóis Paulista, grande acerto da Doble TT, pois ia desenvolver sua máquina em uma região com produtores bastante tecnificados. Com empresas agrícolas que buscam a excelência e conseguem alta produtividade mesmo em solos deficitários, restritivos, em sua maioria em ambientes de produção D e E. É o caso da PHD Cana, que cultiva 8 mil hectares, fornece para a Zilor e na safra passada fechou com média de 93 toneladas por hectare.

Rosseto lembra que assim que a plantadora chegou, iniciaram os trabalhos. “Começamos devagar, vimos que seriam necessárias várias adaptações para adequar a máquina para nossa realidade. Mas a empresa estava aberta a nos ouvir, então íamos conversando e eles iam mudando. Foram modificações para dar mais estabilidade e rendimento. Eles enviaram cinco profissionais para trabalharem conosco nessas mudanças. Essa fase de adaptação durou seis meses.”

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola, edição 36 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

Os profissionais da DOBLE TT do Brasil Ltda estão à disposição para passarem mais informações sobre nova plantadora de cana TT8022 Inteligente. Os Interessados podem entrar em contato pelo telefone (14) 982003125 ou pelo e-mail: vendas@ttdobrasil.com