Produtores e empresa global se unem para a evolução do plantio de cana mecanizado
28-05-2018

Plantadora de cana Automatizada TT8022 teve parte de seu desenvolvimento realizado junto a produtores agrícolas da região de Lençóis Paulista

Leonardo Ruiz

Em meados de 2015, algumas empresas agrícolas da região de Lençóis Paulista receberam com boas expectativas um conceito de plantio vindo de fora do país. Uma plantadora automatizada de cana-de-açúcar desenvolvida na Argentina e já amplamente utilizada em mais de 20 países desde 2010. A máquina carregava um conceito inovador que buscava desenvolver sobre as necessidades e deficiências do plantio e não sobre os conceitos de maquinas existentes.

A TT buscava entregar os benefícios próximos ao do plantio manual de cana, mas com redução do alto custo operacional relacionado ao consumo elevado de mudas quando comparado com as demais maquinas de plantio disponíveis no mercado Brasileiro.

A Doble TT, empresa global com 38 anos de experiência na fabricação de máquinas agrícolas e com presença em mais de 20 países, montou uma unidade produtiva no Brasil para produzir tecnologia personalizada às condições e interesses locais. A TT tem expertise de muitos anos atuando no setor canavieiro no mundo, trazendo consigo essa bagagem e disponibilizando ao mercado brasileiro.

O gerente de operações da Doble TT do Brasil, Merquisson Sanches, salienta que a linha canavieira da empresa está presente principalmente em paísesda América do Sul, América Central, África e Sudeste Asiático. Porém, ele explica que as condições brasileiras de plantio de cana-de-açúcar diferem do restante do mundo, principalmente no que tange a topografia dos canaviais.

“No caso de países da América Central e África, por exemplo, planta-se cana majoritariamente em terrenos planos, realidade diferente da encontrada no Brasil, onde não há a possibilidade de se plantar cana apenas nos melhores locais. Caso quiséssemos adentrar o mercado brasileiro, tínhamos que produzir uma máquina específica para o país, que pudesse se superar nesses ambientes restritos.”

A região escolhida para a sede da TT do Brasil foi Lençóis Paulista, conhecida por contar com produtores altamente tecnificados e que apostam em inovações tecnológicas para aumento das produtividades. “Enquanto montávamos nossa estrutura no município, foi comercializado um lote de máquinas para produtores agrícolas da região. Eles aceitaram nosso desafio, que era utilizar as máquinas em condições reais de plantio e nos fornecer insights sobre os pontos positivos e sobre aqueles que elas achavam que deviam receber alguma melhoria por parte da nossa engenharia”, explica Sanches.

De acordo com ele, a empresa acompanhou de perto as maquinas naquele ano, tendo produzido e entregado todo e qualquer upgrade necessário para que a plantadora tivesse melhor desempenho.

Após um ano de validações, foi lançada no mercado nacional a Plantadora de Cana Automatizada TT8022. Com apenas dois anos e meio no Brasil, a TT vem conquistando seu espaço, já marcando presença em diversas regiões importantes do setor sucroalcooleiro do país, dentro de usinas renomadas que buscam aplicar tecnologias de ponta em suas lavouras.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola na revista Digital CanaOnline edição 54. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.