Produtores viveiristas de MPB
19-10-2015

Uma importante iniciativa para aumentar a adesão dos produtores de cana às Mudas Pré-Brotadas (MPB) e ampliar o acesso a esta tecnologia é o Programa “Mais Cana, Mais Produtividade no Canavial”, lançado em março deste ano pela Coplana (Cooperativa Agroindustrial), pela Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba) e pelo Instituto Agronômico (IAC) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo.

Entre as ações para o aumento da produtividade, está o incentivo à produção de mudas, uma prática que se perdeu ao longo dos anos por parte de muitos produtores. Para isso, o primeiro passo foi a implantação dos Polos Regionais de MPB. Por este modelo, a equipe técnica da cooperativa fornece assistência ao produtor, que pode implantar viveiros para uso próprio e também adotar a produção de mudas como uma atividade comercial.

O presidente da Coplana, José Antonio de Rossato Junior, salienta que a expectativa é de que vários modelos de negócio sejam derivados deste programa de polos de MPB. “Podemos ter produtores assumindo o papel de viveirista. Alguém que seja provedor de MPB para outros produtores que não conseguirem produzir toda muda que precisarem ou que não querem produzir a própria muda. Aí a Coplana e o IAC entram como certificadores deste viveirista.”

Mas no mercado hoje existem grandes empresas que produzem e oferecem para o produtor mudas pré-brotadas. Por isso, vale a pena o produtor de cana produzir a própria muda? “Ao criarmos este programa, estamos indo ao encontro da missão da cooperativa que é desenvolver o produtor de forma sustentável e fazer com que ele melhore sua produção incorporando tecnologia”, sublinha Rossato.

A proposta do Programa Mais Cana com relação ao MPB não deixa nada a desejar com relação às mudas pré-brotadas disponíveis no mercado, afirma Rossato. Para ele, podem existir particularidades que diferenciam as tecnologias, especialmente quanto ao tratamento fitossanitário, mas o protocolo de produção das mudas sadias utilizado no Programa Mais Cana é praticamente o mesmo.

Se o produtor tiver interesse em adotar a tecnologia de mudas pré-brotadas, é importante ter diferentes opções, inclusive a possibilidade de produzir a própria muda.
Veja matéria completa na editoria Especial MPB na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br