Programa Cultivar une Raízen e seus parceiros agrícolas
03-12-2015

Cultivar visa contribuir para a redução de custos, especialização em boas práticas agrícolas e otimização da produtividade e da qualidade da lavoura

Luciana Paiva

Das 72 milhões de toneladas de cana moídas pela Raízen por safra, 50% vem de seus 3500 parceiros agrícolas. “O produtor de cana é fundamental para nosso negócio, por isso desenvolvemos ações para estreitar o relacionamento e melhorar o desenvolvimento da atividade”, salienta Carlos Martins diretor de fornecedores de cana e parcerias agrícolas da Raízen.

Uma dessas ações é o Programa Cultivar, lançado no ano-safra 2013/14, como versão piloto e que visa contribuir para a redução de custos, especialização em boas práticas agrícolas e otimização da produtividade e da qualidade da lavoura. O Cultivar é estruturado a partir de cinco pilares – Contribuição de compras, Desenvolvimento de fornecedores, Reconhecimento de desempenho, Linhas de Crédito e Serviços - a iniciativa proporcionou aos 150 fornecedores envolvidos diversos benefícios, entre eles a redução de custos na aquisição de insumos para o campo, 256h de treinamentos teóricos e práticos, campanhas de incentivo para aumento de produtividade e qualidade, e a construção de estrutura exclusiva para atendimentos nas unidades da companhia.

O Cultivar já foi ampliado e envolve 286 produtores, que representam 74% da produção de cana-de-açúcar comprada pela companhia. Entre eles está Maria Christina Pacheco, que vê com muito bons olhos essa parceria com a Raízen. “Um dos pontos altos é que ao realizarmos compras de forma unificada por meio da Raízen, temos volume e com isso poder de negociação, o que resulta em melhores preços”, diz Christina, que ressalta também as ferramentas (como os cursos de qualificação) disponibilizadas pelo Programa para o aperfeiçoamento e crescimento dos produtores.

Para o desenvolvimento do Programa, foram criadas ferramentas como:
Sala Cultivar – voltada exclusivamente aos produtores de cana-de-açúcar e parceiros da empresa, tem como objetivo auxiliar o atendimento da equipe de campo da região, além de proporcionar um espaço para negociações e discussões de assuntos inerentes ao negócio.
Central Agrícola – canal de atendimento por telefone para todos os seus parceiros das regiões de Piracicaba, Jaú, Araçatuba, Andradina, Araraquara e Jataí. A iniciativa tem como objetivo facilitar o dia a dia do fornecedor esclarecendo dúvidas sobre as operações, pagamentos, e outros assuntos relacionados. Há previsão de expansão deste serviço para Assis no próximo mês de novembro.
Portal dos Fornecedores de Cana – página na internet que permite o acesso personalizado a todas as informações referentes à relação destes parceiros com a companhia. O usuário cadastrado pode acessar a página com seu CPF, do computador ou celular, e utilizar todas as ferramentas disponíveis, como consulta ao extrato financeiro, relatórios de entrega de cana, entre outras.
Informações no celular – empresa disponibiliza dados sobre o desempenho e qualidade da colheita através torpedos de celular (SMS). Periodicamente, os fornecedores recebem em seu celular cadastrado, informações sobre o nível de impurezas minerais da cana, toneladas entregues e ainda, dados consolidados que contemplam desde qualidade e quantidade, até os valores brutos, descontos e o valor liquido a ser creditado na conta do parceiro.
News “Cultivo da Informação” – informativo bimestral encaminhado a todos os fornecedores, com notícias e informações interessantes, com o objetivo de facilitar o dia a dia do fornecedor de cana, por meio de dicas para utilização do portal do fornecedor, notícias sobre o mercado, e também ações da Raízen com intuito de beneficiá-los.

Veja matéria completa na editoria Capa na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.