Programa Mais Cana resgata a figura do produtor de viveiro
15-02-2016

Lançado há um ano pela Coplana, o Programa “Mais Cana, Mais Produtividade no Canavial” tem importância muito maior do que permitir que o produtor possa produzir suas próprias mudas pré-brotadas.
“O que é de mais valia não está apenas no produtivo físico final obtido por cada polo do programa, que são as mudas, mas sim a difusão do conhecimento sobre a tecnologia. Além disso, resgatamos a figura do produtor de viveiro, do produtor de mudas. Resgatamos por treinamentos, das visitas dos técnicos do IAC (Instituto Agronômico) junto com nosso time da Coplana aos polos. Ensinamos o produtor a realizar e valorizar várias práticas fundamentais para se produzir uma muda de qualidade”, afirma Renata Morelli, gerente de Tecnologia Agrícola e Inovação da cooperativa.
Afinal, cada polo que foi criado é para a produção de mudas para utilização do próprio cooperado. Ainda não há um modelo de negócio para que ele venda as mudas que produz. “Nesse momento os polos estão se coordenando, se articulando, para sanar a própria demanda.”
Para ela, o programa aguçou a percepção do produtor de que produzir mudas e com qualidade é fator crítico para o sucesso de seu negócio. “Se ele não pensar que muda de qualidade é um fator crítico para que obtenha produtividade e atinja uma maior quantidade de toneladas por hectare, não vai ter benefício.”

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.