Projeto de polo integrado de alimentos e bioenergia no Piauí está em execução
31-08-2015

Terras férteis, disponibilidade de água via irrigação, posição logística privilegiada, principalmente pela proximidade do Porto de Itaqui, no Maranhão. Estas são algumas vantagens que levaram a empresa Terracal a conceber um projeto de instalação de um polo integrado de alimentos e bioenergia na região de Guadalupe, no Piauí.

Este projeto está em fase de licenciamento ambiental e em breve terá o início da instalação da unidade industrial, que será erguida no estado piauiense perto da divisa com o Maranhão. A unidade será implantada especificamente nos municípios de Floriano, Guadalupe, Marcos Parente e Jerumenha na região centro-sul do Estado, com investimento de R$ 1,5 bilhão.
O capital acionário da Terracal é gerido pela Gordian Bioenergy, gestora de fundos de private equity. De acordo com o que já foi divulgado pela imprensa, o idealizador do projeto, o investidor de origem grega Diomedes Christodoulou, a empresa Terracal Alimentos e Bioenergia já adquiriu 35 mil hectares no Piauí. A área será 100% irrigada para o cultivo de 3 mil hectares de cacau, 27,3 mil hectares de cana e 4,7 mil hectares de tomate – este último em consórcio com a cana.
O complexo industrial da empresa contará com três plantas de beneficiamento e armazéns. Uma das plantas se destinará a moer 3,4 milhões de toneladas de cana por safra. A outra, para processar 525 mil toneladas de tomate por ano. E a terceira, para beneficiar cacau e produzir 10,5 mil toneladas de amêndoa anuais. O projeto visa inclusive comercializar energia elétrica. Outro diferencial deste projeto é a geração de riquezas e empregos em uma das regiões mais pobres do país.
A Terracal tem sede operacional localizada no Rio de Janeiro. No comando da área industrial da empresa está Luiz Fenando Pereira Alves, que por bom tempo foi responsável pela área industrial da Adecoagro.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.