Projeto Mata Vida promove a sustentabilidade e faz diagnóstico ambiental
10-08-2015

Na semana passada, durante a Feacoop 2015 (Feira de Agronegócio Coopercitrus Sicoob Credicitrus), na Estação Experimental de Bebedouro, SP, os visitantes que passaram pelo estande da BASF puderam conhecer o Projeto Mata Viva, que tem por objetivo promover a educação socioambiental, a conservação dos recursos naturais e a apropriação dos conceitos de sustentabilidade, integrando sociedade, desenvolvimento econômico e biodiversidade. O programa também oferece soluções para todas as etapas da regularização ambiental da propriedade rural.

Segundo o consultor em conservação ambiental da Fundação Espaço ECO, Tiago Egydio, em 2014, o Projeto Mata Viva atuou na área de conservação ambiental de 10 municípios e de seis cooperativas agrícolas, entre elas a Coopercitrus. “Além disso, realizamos levantamentos de diagnóstico ambiental em mais de 20 mil hectares. Esse estudo quantifica e diagnostica o estado das áreas de preservação permanente e os remanescentes de vegetação nativa e propõe um direcionamento das propriedades agrícolas rumo à adequação legal da propriedade perante o código florestal”.
Egydio afirma que o Programa foi uma das estratégias que a BASF encontrou para levar a sustentabilidade para seus clientes. “Um dos pilares estratégicos da empresa é a sustentabilidade. Todos os nossos produtos passam por um rigoroso processo, em que é atestado seu viés sustentável, perante suas emissões de carbono e consumo de água, por exemplo. Porém, não queremos que apenas a BASF seja sustentável, mas que todos os seus clientes também tenham esse ideal em mente”.

Fundação Espaço ECO
O programa Mata Viva é uma iniciativa da Espaço ECO®, fundação instituída e mantida pela BASF com o apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. A fundação está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na América Latina com a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio da aplicação de soluções e tecnologias em ecoeficiência, educação ambiental e reflorestamento.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.