Projetos do CEA-IAC levam informação sobre a aplicação correta, eficiente e segura de agroquímicos
Destaque no estande da Secretaria da Agricultura na Agrishow, projetos do CEA-IAC levam informação de qualidade sobre a aplicação correta, eficiente e segura de agroquímicos
O Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), está presente na Agrishow 2025 apresentando seus projetos e tecnologias voltadas a auxiliar o produtor rural no que tange a aplicação correta, eficiente e segura de agroquímicos.
Um dos projeto consiste em uma unidade de referência em segurança e tecnologia de aplicação de defensivos, onde são desenvolvidas tecnologias para o aperfeiçoamento de agentes multiplicadores.
Como ferramenta de trabalho, foram desenvolvidas algumas técnicas 3D e de inteligência artificial para melhorar a assimilação do conhecimento por parte das pessoas que estão recebendo o treinamento.
O CEA também trabalha com o desenvolvimento de métodos de pesquisa para análise de funcionalidades de adjuvantes.
Outro projeto de destaque é o Programa IAC de Qualidade em Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (Quepia). Implantado em 2006, ele é considerado o primeiro programa de certificação voluntária de qualidade dentro da área de segurança na agricultura. Lembrando que o Quepia não avalia apenas as vestimentas, mas também desenvolve novos materiais e implementa padrões de qualidade.
Por fim, o Programa Aplique Bem treina trabalhadores rurais para a adequada prática de pulverização, com vistas aos cuidados com a saúde do aplicador, preservação ambiental e eficiência no controle de pragas e doenças nas lavouras.
Confira em detalhes esses projetos no vídeo apresentado pelo pesquisador e diretor do CEA-IAC, Hamilton Ramos.