Prós e contras dos transbordos gigantes
13-07-2016

O fator que mais consome tempo nas paradas da colheita de cana é a espera pelo transbordo

O pesquisador do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Roberto da Cunha Mello, explica que uma colhedora de cana tem eficiência operacional muito baixa, cerca de 56% apenas, ou seja, em 44% do tempo ela fica parada devido a fatores como mudança de local, troca de turno, abastecimento e manutenção.

Mello observa que o fator que mais consome tempo nestas paradas é a espera pelo transbordo. “Dessa forma, se a capacidade do transbordo aumentar, a relação entre o tempo que este fica acompanhando a máquina no campo em relação ao tempo que gasta para descarregá-lo no caminhão será melhorado, aumentando a eficiência operacional, não só do transbordo, como também da colhedora.”

Outro benefício apontado pelo pesquisador é a redução do consumo de diesel por tonelada de cana transbordada. “Devido a suas maiores capacidades de cargas, esses novos transbordos requerem tratores de maiores potências para ser tracionados, o que acaba elevando o consumo horário (l/h) da operação. Porém, o consumo operacional, medido em litros/tonelada de cana colhida, será reduzido, em função do aumento da eficiência. Assim, ganho de produtividade acaba compensando o aumento do consumo horário.”

Além dessas vantagens, pode-se citar, ainda, uma diminuição na quantidade de mão de obra por tonelada de cana colhida, pois apenas um operador transportaria uma quantidade maior de cana. Somados, todos esses fatores se resumem a um grande benefício: redução do custo final da cana entregue na usina.

No entanto, é importante ressaltar que a tecnologia também possui seus pontos negativos, como aumento do custo de aquisição, tanto dos transbordos quanto dos tratores de maior potência, maior dificuldade de manobras e, no caso de paradas para manutenção, redução maior no fornecimento de cana. Além disso, em terrenos não sistematizados pode haver dificuldades de operação, levando ao pisoteio das linhas e compactação do solo.

Veja matéria completa na editoria Mecanização, na edição 34 da CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.