Publicação traz a história das Variedades RB e dos 10 programas que compõem a RIDESA
18-02-2016

As RBs ocupam 68% da área plantada com cana no país

Sob a coordenação do Professor Geraldo Veríssimo, da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), e dos professores Edelclaiton Daros e Ricardo de Oliveira, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), foi elaborada a primeira edição de uma publicação comemorativa contando um pouco da história das variedades RB, da RIDESA (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético) e dos dez programas de melhoramento que compõem a Rede.

Esta publicação foi lançada no dia 25 de novembro, em Ribeirão Preto, quando acontece em um hotel da cidade o Encontro Nacional da RIDESA, promovido pelas dez universidades que desenvolvem pesquisas com cana-de-açúcar pela Rede.

A publicação faz parte da celebração dos 45 anos das Variedades RB e dos 25 anos da RIDESA, que foram comemorados no evento.

“Ao analisarmos nossa história de 25 anos de pesquisa, com trabalhos que iniciaram em 1991, começamos com uma participação inferior a 9% da área cultivada no Brasil. Buscamos variedades que contribuíssem para o setor em momentos de dificuldades e também acompanhassem a evolução. Após todo esse período de intensos trabalhos, as variedades RB participam com 68% da área cultivada do país”, relatou Edelclaiton Daros, coordenador nacional da RIDESA.

As dez universidades que fazem parte da Rede, cujos trabalhos e respectivas equipes são apresentados na publicação, são as seguintes:
• UFAL (Universidade Federal de Alagoas),
• UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco),
• UFV (Universidade Federal de Viçosa),
• UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro),
• UFG (Universidade Federal de Goiás),
• UFSCar (Universidade Federal de São Carlos),
• UFPR (Universidade Federal do Paraná).


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.