Quais são os obstáculos para aumentar a produtividade agrícola?
05-08-2015

O APRENDIZADO DA COLHEITA É CRUEL

“Tivemos perdas médias de produtividade quando foram agregadas às áreas tradicionais as regiões dos greenfields, mas que evoluíram para áreas de melhor potencial de produtividade. Para chegar nessa média, precisamos de tecnologia para essas áreas de menor potencial. Não tenho dúvida que têm potencial melhor do que estão realizando. Todas as usinas que foram inauguradas não somente crescem rapidamente, como plantam cana o ano todo. O potencial de produtividade de uma cana desta é muito baixo.

“ Existe ainda um grande diferencial de produtividade que vai ser ganho quando essas empresas pararem com essa prática, o que já acontece. Vamos realizar produtividades melhores naquelas regiões. Com relação às regiões tradicionais, tivemos perdas climáticas. Tem outras perdas, como a chegada do Sphenophorus e a evolução da ferrugem alaranjada, esta última está tirando do canavial algumas variedades importantes.

“Para as empresas que tiveram uma evolução de colheita recentemente, é aquele velho pedágio: o aprendizado da colheita é cruel. Tudo reside na natureza da nossa cultura, a cana. Temos de remover na colheita 100 t por hectare, enquanto outras culturas têm que remover de 3 a 5 toneladas. Essa diferença explica a necessidade de mecanizar o trânsito desse volume dentro do canavial. Parece simples a receita, mas a execução é difícil porque passa pelas pessoas.
“Não podemos esquecer que, para operar nossas máquinas mais sofisticadas, com eletrônica embarcada, temos um material humano cada vez menos preparado. Afinal, a educação no país é cada vez pior. A empresa que não perceber que tem que cumprir esse papel, não vai conseguir realizar o que entende que deve ser feito. O principal investimento nosso é suprir essa deficiência de educação desse pessoal.”
Mario Gandini, o Marinho, diretor agroindustrial da Usina São Martinho

Veja matéria completa na editoria Holofote na nova edição da CanaOnline. Visualize no site, baixe grátis o pdf da edição. Ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br