Qual é a solução mais viável para a cana nas áreas com declividade?
10-02-2016

"Onde não entrar máquina, podemos colocar gado"

“Na região de Piracicaba, onde entra máquina, temos financiado os agricultores para adquirirem equipamentos para colheita, podendo inclusive colher as áreas dos vizinhos e ficando menos dependentes das usinas. Mas onde não tem condição de mecanizar, vamos tentar cortar mesmo na palha por alguns anos. Até agora não encontramos soluções viáveis com outras culturas. No futuro podem ser interessantes para o produtor as pastagens e os grãos. No caso de eucalipto o agricultor não gosta da ideia de plantar e esperar sete ou oito anos para ter retorno. Já soja, a topografia também vai atrapalhar porque são necessárias grandes máquinas para a colheita. Porém, atualmente já tem crescido bastante as áreas com criação de gado na região. Posso dizer que, dois anos atrás, quase não víamos gado. Mas agora temos muitos, principalmente lá pelos lados de Tietê e Anhembi. E quando falta pasto, a Coplacana colocou à disposição um serviço para o produtor. É o Boitel, que seria um hotel para boi em confinamento. Em 2015, já passaram por essa instalação cerca de duas mil cabeças.”

José Coral, vice-presidente da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo) e presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (AFOCAPI)


Veja matéria completa na editoria Holofote na edição 29 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.